FamÃlias de paÃses ricos jogam no lixo cerca de 30% dos alimentos que compram, segundo um estudo apresentado na World Water Week, a conferência mundial sobre água que termina nesta sexta-feira em Estocolomo, na Suécia.
Esse desperdÃcio coletivo significa também a perda de milhões de toneladas de água usadas para produzir os alimentos, diz o professor Jan Lundqvist, diretor do Comite CientÃfico do Instituto Internacional da Ãgua de Estocolmo (SIWI).
De acordo com o estudo, na Suécia, considerando-se apenas as famÃlias com crianças pequenas, 25% da comida comprada vai parar na cesta de lixo.
Nos Estados Unidos, os números mais recentes indicam que as famÃlias jogam fora cerca de meio quilo de comida por dia, o que equivale em media a 40% dos alimentos.
No Reino Unido, o desperdÃcio é estimado entre 30% e 40%, num prejuÃzo avaliado em 20 bilhões de libras (cerca de R$ 82 bilhões) por ano.
"Comida é água"
"à preciso compreender que comida é água", afirma Lundqvist. "Nós bebemos um ou dois litros de água por dia, mas 'comemos' toneladas de água todos os dias."
Segundo ele, a produção de um quilo de carne, por exemplo, exige de 10 a 15 toneladas de água. Para um quilo de arroz, são necessárias de uma a duas toneladas de água - ou mais, dependendo da região de cultivo.
Comer um prato de bife com batatas fritas significa "beber" de 1,5 a 2 toneladas de água, ou seja, a água usada para produzir esta porção de comida, diz o pesquisador.
O desperdÃcio de alimentos e água ocorre tanto no mundo desenvolvido como nos paÃses em desenvolvimento, afirma o cientista sueco. Mas, segundo ele, há uma distinção básica.
"Nos paÃses em desenvolvimento, como o Brasil, o problema do desperdÃcio está mais concentrado no campo, com uma taxa média de 30% de perdas relacionadas ao armazenamento e transporte dos alimentos, especialmente nos paÃses de clima mais quente e úmido. Na Europa e nos EUA, técnicas e mão-de-obra especializadas significam que o problema maior não está no campo, e sim nos lares."
Conforme o cientista, considerando-se o total jogado fora por consumidores, restaurantes e supermercados dos paÃses ricos, assim como as perdas na cadeia de produção, a proporção do desperdÃcio de alimentos no mundo desenvolvido é calculada entre 30% e 50%.