24 de junho de 2021
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Encontre o meio termo do seu cardápio

6 MAI 2008 - 08h48min
msn

Entre quilinhos a mais e a menos, há um meio termo saudável. Encontrar o ponto em que a balança se estabiliza, no entanto, é tarefa difícil para muita gente. A dificuldade se esconde atrás de alguns erros cometidos na hora de se sentar à mesa. O grande problema é que os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade, seja pelo excesso de comida ou pela rejeição da mesma , alerta Karina Gallerani, nutricionista do Minha Vida.

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Para te ajudar a fugir do descontrole da balança, seja quando o ponteiro aponta muito para cima ou muito para baixo, Karina mostra situações típicas de quem sofre com o excesso de peso e de quem está abaixo do IMC (Índice de Massa Corpórea). Atente às pegadinhas da alimentação desregrada e cheque se você não está cometendo tais enganos.


Beliscadas ao longo do dia ou jejum prolongado?
Estipular horários para as refeições principais e os lanches que recheiam os intervalos entre elas é fundamental para não cair na armadilha de beliscar o dia todo. Segundo Karina, o hábito é comum entre pessoas acima do peso. A agravante é que, normalmente, os alimentos escolhidos para os petiscos são carregados de açúcares, gorduras e sal , mostra os perigos à balança.


Já o jejum prolongado costuma fazer parte da rotina de quem está abaixo do peso e também não é nada recomendável. Aos poucos, as reservas do organismo vão se esgotando. Com o organismo fraco e debilitado, a pessoa pode desenvolver infecções e, em casos graves, levar à morte por inanição , atenta a especialista. Além disso, Karina alerta que transtornos alimentares, como a anorexia, estão diretamente associados à prática de jejum.


O conselho da nutricionista para se manter no meio termo da balança é, além de montar uma rotina alimentar com horários certos para realizar as refeições, prestar atenção na qualidade dos alimentos que participam dos seus pratos.


Shakes de emagrecimento ou cardápio pouco variado?
Não é difícil ver os shakes de emagrecimento entrando em cena nos cardápios de quem está acima do peso e quer emagrecer rapidamente. A tática, porém, não passa de armadilha. Os shakes não estimulam a reeducação alimentar. Assim, os hábitos errados não serão corrigidos, favorecendo o ganho de peso após a interrupção do consumo , informa a nutricionista do Minha Vida. Outro perigo apresentado pelos shakes é que os adeptos desse tipo de dieta não recebem os nutrientes necessários ao organismo.


O cardápio pouco variado aparece freqüentemente na rotina das pessoas abaixo do peso. Segundo Karina, dietas monótonas também não fornecem todos os nutrientes que garantem o bom funcionamento do organismo. Se o caso é de restrição alimentar severa, outros sintomas aparecem, como ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça e tontura.


A favor do meio termo saudável, Karina ensina a dividir as refeições do dia em cinco: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Aumentando o fracionamento, você diminui o volume das refeições e não passa fome me nenhum momento do dia , esclarece.


Sedentarismo ou excesso de atividades físicas?
Imbatível na luta contra os quilos extras, os exercícios acabam sendo esquecidos por quem debruça toda a atenção à dieta. A prática de atividades físicas constantes faz parte de um método eficaz para a perda de peso, que soma alimentação balanceada mais exercícios , aponta a especialista.


Ainda de acordo com ela, uma vida sedentária pode levar a outros inconvenientes, além do excesso de peso. O sedentarismo pode ocasionar a perda da flexibilidade e a atrofia das fibras musculares, além de ser a principal causa de desenvolvimento das doenças crônico-degenerativas, como hipertensão arterial, diabetes, aumento de colesterol e doenças coronarianas , lista.


Porém, suar demais a camisa também não é aconselhável. Tudo em excesso pode ser prejudicial, inclusive, os exercícios , lembra Karina. A prática de atividades físicas leva à perda de proteínas, energia, vitaminas e outras substâncias. Quando o esportista não segue um cardápio apropriado para a prática de exercícios, o exagero pode causar fadiga muscular ou lesões nos músculos, ossos e articulações. 

 

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