24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->

Enxaqueca não se caracteriza apenas pela dor de cabeça

15 ABR 2008 - 08h47min
unifolha onlline

Síndrome neurológica intimamente ligada ao estilo-de-vida do portador, a enxaqueca não se caracteriza apenas pela dor de cabeça, sintoma comumente mais associado, mas por um complexo quadro sintomático. O neurologista Dr. Daucyr Pleutin Miranda explica também que a enxaqueca não é diagnosticada somente pelos exames clínicos, mas através de uma avaliação dos sintomas associados.  Neste caso, a cefaléia "tem uma característica pulsátil ou latejante", explica o neurologista. Ele acrescenta que a dor pode durar de três horas até três dias, acompanhada de aversão à luz, sons ou cheiros fortes, além de sensações de calor ou frio, sudorese, vômitos, diarréia, embaçamento da visão e até mesmo diminuição parcial e temporária da capacidade auditiva.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

"A fisiopatologia ou mecanismos que desencadeiam a enxaqueca não são totalmente esclarecidos" esclarece o Dr. Daucyr Pleutin Miranda e que, apesar de não se encontrar, comprovadamente, alterações genéticas no portador, sabe-se que outras pessoas da família deste geralmente apresentam os sintomas.


A patologia não tem cura, mas as crises podem ser evitadas ou sua freqüência diminuída através da restrição de determinados alimentos e fazendo uso medicamentos preventivos.


As dores podem ser incapacitantes, afirma o Dr. Daucyr Pleutin Miranda e as crises podem ser desencadeadas tanto pela hipoglicemia (que ocorre quando a pessoa fica muito tempo em jejum), quanto pela ingestão de certos alimentos gordurosos (chocolate, amendoins, castanhas, por exemplo), álcool e tabaco. Ele alerta que carnes em conserva (embutidos) contêm substâncias vaso-dilatadoras e que "a dilatação das veias ao redor do cérebro é o que desencadeia a dor", portanto também são alimentos contra-indicados. E observa que pessoas que sofrem de enxaqueca durante muitos anos, já sabem identificar, por si mesmas, quais são os alimentos que podem desencadear uma crise.


A estudante Ariane de A. Silveira, de 19 anos, descreve os sintomas que precedem à cefaléia: "Meu olho começa e queimar e embrulha meu estômago". Em sua crise mais forte, ela conta que "a dor atacou a cabeça até o ponto de eu desmaiar. Fui internada e precisei tomar soro".


Por ter vínculos com as flutuações dos índices hormonais, a enxaqueca é mais comum nas mulheres, indica o médico Daucyr Pleutin Miranda, principalmente no período pré-menstrual. Além disso, a cefaléia pode ser precedida de euforia, irritabilidade ou depressão.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Lésbica aos 30, Katia se livrou de segredo para seguir "feliz e completa" ao lado da esposa e filhos

2
Geral

Homem é encontrado desmaiado próximo ao túnel de Anastácio

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Com moto roubada, dupla planeja assaltar joalheria e acaba presa

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXIII: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Com...

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 7

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3422
Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Hotéis

Hotel Escobar

Rua Marechal Mallet, 1850 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2078
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo