20 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Erro do cérebro faz acreditarmos em coisas que nunca ocorreram

8 NOV 2007 - 14h03min
g1

Você tem certeza de que pode confiar na sua memória? Um estudo revela que, dependendo da área do cérebro que processa suas lembranças, você pode acreditar plenamente em um acontecimento que nunca existiu. Além de dar uma boa desculpa para namorados e maridos esquecidos ("Não, amor, eu não prometi que não iria no futebol, você deve ter processado essa memória no lado errado do cérebro"), a pesquisa pode ter um impacto importante no tratamento de doenças que afetam a memória, como o mal de Alzheimer, e influenciar até mesmo julgamentos em tribunais.


A formação de memórias, verdadeiras e falsas, ocorre em duas importantes áreas cerebrais: o lóbulo medial temporal (LMT) e a rede frontoparietal (RFP). O primeiro se concentra nos "fatos" da lembrança, nos detalhes. O segundo foca mais no ambiente geral da memória, nas sensações e na familiaridade evocadas por ela.


De acordo com os pesquisadores, as pessoas costumam confiar mais nas memórias mais detalhadas. O que não impede, é claro, de sentirem familiaridade com algo que nunca aconteceu. Segundo o líder do estudo publicado na revista "Science" desta semana, Roberto Cabeza, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, a rede frontoparietal funciona como uma "assinatura das falsas lembranças".


Para investigar de onde surgem essas memórias falsas, os cientistas utilizaram um truque com palavras, enquanto observavam o funcionamento do cérebro de um grupo de voluntários. Por exemplo, eles listavam uma série de nomes de animais de fazenda, como "vaca" e "cavalo". A lista, no entanto, não incluía a palavra "porco". Mas quando os participantes tinham que lembrar os nomes, quase sempre incluíam o animal na listagem. E, para fazer isso, usavam a área do cérebro ligada à familiaridade da memória, e não aos detalhes.


Para as pessoas, a diferença é imperceptível. "Estamos tão certos das nossas recordações verdadeiras quanto estamos das falsas", afirmou ao G1 Hongkeun Kim, da Universidade Daegu, na Coréia do Sul, um dos autores do trabalho. "Ainda assim, o que acontece no nosso cérebro é bem diferente", diz ele.


E se é verdade que podemos acreditar nas memórias falsas que criamos, o contrário também pode acontecer. "Nossas memórias se perdem ao longo do tempo. E, às vezes, nosso cérebro nos engana e passamos a duvidar de coisas que realmente aconteceram", explica Kim.


Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ajudar no diagnóstico do mal de Alzheimer. "Idosos saudáveis apresentam redução nas memórias verdadeiras e aumento das falsas, possivelmente porque dependem mais da área do cérebro que dá a visão geral da lembrança. Pacientes com Alzheimer apresentam déficits tanto nas recordações reais quanto no processamento das falsas. Entender a relação desses tipos diferentes de memória pode ajudar a diagnosticar a doença", afirma Cabeza.


Além disso, o trabalho pode ter impacto nos tribunais. "Entender as bases neurais da confiança em memórias verdadeiras e falsas pode ajudar a explicar porque, às vezes, testemunhas estão completamente convencidas de algo que nunca ocorreu", completou Cabeza.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Criança de 6 anos morre em acidente na rodovia MS-178, em Bodoquena

2
Geral

Morre ex primeira dama de Anastácio

3
Policial

Corpo não identificado é encontrado nesta manhã no rio Aquidauana

4
Aquidauana

Para homenagear o pai falecido, Gabriela chega de caminhão em seu casamento

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,92m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Rosildo Barcellos

Pneu verde

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Informática

Center Informática

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 725 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3159 / Fax
Médicos

Jose de Arruda Fialho - Pediatra

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Supermercados

Mercearia e Bar Pinguim

Estevão Alves Corrêa, 1059 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Fale com a redação