28 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Escola Rural participa de etapa nacional de concurso contra o Zika

23 AGO 2016 - 07h30min
Da Redação
A Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, situada no Assentamento Tamarineiro I, está representando o município de Corumbá em nível nacional na campanha contra o Zika Vírus lançada pelo Ministério da Educação (MEC). Cerca de 1.160 instituições de ensino públicas e privadas prepararam vídeos com participação de alunos sobre conscientização contra a proliferação da doença.

Na categoria Ensino Fundamental II, onde participa a escola rural, são 69 vídeos finalistas que passaram pela primeira seleção estadual e agora buscam o voto popular na segunda fase, mas a Comissão Julgadora também fará uma avaliação final. No Mato Grosso do Sul, além da escola em Corumbá, concorrem nessa segunda etapa uma escola particular de Campo Grande e a Escola Estadual Chico Mendes, em Água Clara.
 
De acordo com a professora Mayara Coutinho, que organizou o vídeo e ensina as disciplinas de História, Geografia e Atividades Culturais para alunos do 6º ao 9º ano, a escola já estava em processo de educação no combate às doenças provocadas pelo Aedes aegypti antes de ser iniciado o concurso do MEC. ?Primeiro fizemos panfletagem de veículos na rodovia Ramão Gomez com o tema e nos sábados letivos procuramos trabalhar o tema com todas as salas da escola. Foi proposta gincana e uma das provas era a produção de um vídeo.

A gente não tinha pretensão de participar do concurso, mas aconteceu que cada equipe fez um vídeo e a equipe na qual eu estava venceu a prova. Como sabíamos que estava tendo o concurso do MEC, o vídeo foi enviado?, explicou a professora.
 
No vídeo produzido pela escola rural, alguns estudantes fantasiados de mosquito gostam do que observam, como caixa d?água aberta, lixo no chão e acham aquilo tudo muito confortável para a sua proliferação. Logo em seguida, os estudantes fantasiados de mosquitos passam a picar os outros estudantes que tomam a atitude de tampar a caixa d?água e limpar toda a sujeira do ambiente. No final, os mosquitos são mortos com spray e a mensagem da campanha ?Atitude 10, Zika 0? é pronunciada  no final. A professora Mayara Coutinho produziu o enredo, gravação e edição. Já a professora de Artes, Jocilene Vernochi, colaborou com o figurino. O professor da sala de tecnologia, Damião Teixeira, ajudou na edição do vídeo.
 
O concurso ?Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti? deu oportunidade para todos os níveis educacionais da rede pública e privada de ensino, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio/técnico, educação de jovens e adultos até o ensino superior. A população pode participar do júri popular escolhendo o vídeo pelo nome da cidade (Corumbá), ver o nome da escola e votar, mas somente até esta terça-feira (23). O resultado final sai um dia depois. A cerimônia de premiação nacional vai acontecer no dia 29 de setembro, em Brasília. A premiação não foi divulgada.
 
Mayara Coutinho afirmou que essa colocação da escola a nível nacional, sendo a única representante da rede municipal de ensino do Estado nessa etapa do concurso, é muito importante para a instituição. ?Independente da distância ou do lugar em que essas crianças e a comunidade estejam, deve haver um cuidado com relação a todo tipo de coisas ligadas à saúde, não é porque eles estão longe de todo mundo, no meio rural, fronteira com a Bolívia, que não vão ter acesso a esse tipo de informação. Eu acho importante esse tipo de informação ser alcançável a todos, independente de nível social ou localidade?, concluiu a professora.
 
Serviço: Para votar no vídeo da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, acesse AQUI

View Energy - Outubro_II_9
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Policia Penal frustra plano de fuga em massa no presídio de Aquidauana

2
Anastácio

Após dois dias sumida de casa, mãe retorna para a família em Anastácio

3
Cultura

Em Marília, Anastadance reafirma posição de destaque no cenário nacional

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Hospital Ruralista: recursos fizeram saúde "bater forte"

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Estação Rodoviaria

Rua Estevão Alves Correa, Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2158
Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Lutuma Dias

Aldeia Limão Verde, Aldeia Limão Verde - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo