X

Estresse e refrigerante aumentam ronco no estômago

Pergunta: Meu estômago às vezes ronca tão alto que a pessoa ao meu lado consegue ouvir. Isso ocorre com refrigerantes ou laticínios, ou até mesmo sem. O que está acontecendo? Devo me preocupar?

Resposta: A maioria dos ruídos como esse reflete processos digestivos comuns e não são preocupantes, especialmente se nenhum outro sintoma estiver presente, explica Jeffrey Milsom, diretor do Centro de Tratamento Digestivo do NewYork-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center.

Os sons, que ocorrem frequentemente --mas não sempre-- após comer ou beber, são causados quando o "ar, ou uma mistura de ar e fluidos dentro do canal intestinal, passa pelo canal durante a ação normal de propulsão", diz Milsom.

Fluidos gasosos, como refrigerantes, podem levar a mais sons logo após engolir, disse ele. O nível do ruído é afetado por muitos outros fatores, incluindo o estado mental da pessoa, como nervosismo ou tensão possivelmente aumentando o "ronco"; o nível de ruído do ambiente, com muitas pessoas percebendo os sons na cama, à noite; e o tipo de alimento consumido, assim como a velocidade de sua ingestão.

Doenças primárias podem levar a tipos anormais de sons, como de tons mais altos ou barulhos apressados e contínuos, explica Milsom. Esses sons, que podem estar relacionados a um estreitamento do intestino, são geralmente acompanhados por dores ou outros sintomas.

Se os sons abdominais forem persistentes, piorarem ou chegarem acompanhados de dores, diz ele, é melhor procurar um médico. / matéria publicada na Folha Online

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Renda dos mais ricos é 14,4 vezes superior à dos mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE

Geral

Contran prorroga prazos para finalizar 68 mil processos de CNH

Processos tiveram um plazo ampliado para 31 de dezembro de 2024

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo