X

Estresse e refrigerante aumentam ronco no estômago

Pergunta: Meu estômago às vezes ronca tão alto que a pessoa ao meu lado consegue ouvir. Isso ocorre com refrigerantes ou laticínios, ou até mesmo sem. O que está acontecendo? Devo me preocupar?

Resposta: A maioria dos ruídos como esse reflete processos digestivos comuns e não são preocupantes, especialmente se nenhum outro sintoma estiver presente, explica Jeffrey Milsom, diretor do Centro de Tratamento Digestivo do NewYork-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center.

Os sons, que ocorrem frequentemente --mas não sempre-- após comer ou beber, são causados quando o "ar, ou uma mistura de ar e fluidos dentro do canal intestinal, passa pelo canal durante a ação normal de propulsão", diz Milsom.

Fluidos gasosos, como refrigerantes, podem levar a mais sons logo após engolir, disse ele. O nível do ruído é afetado por muitos outros fatores, incluindo o estado mental da pessoa, como nervosismo ou tensão possivelmente aumentando o "ronco"; o nível de ruído do ambiente, com muitas pessoas percebendo os sons na cama, à noite; e o tipo de alimento consumido, assim como a velocidade de sua ingestão.

Doenças primárias podem levar a tipos anormais de sons, como de tons mais altos ou barulhos apressados e contínuos, explica Milsom. Esses sons, que podem estar relacionados a um estreitamento do intestino, são geralmente acompanhados por dores ou outros sintomas.

Se os sons abdominais forem persistentes, piorarem ou chegarem acompanhados de dores, diz ele, é melhor procurar um médico. / matéria publicada na Folha Online

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ordem do Dia

Alteração nas regras de proibição da pesca do Dourado é aprovada

As sessões da ALEMS são realizadas no Plenário Deputado Júlio Maia

Política

TSE proíbe candidato de impulsionar link com o nome de adversário

Serviço é vendido por motores de busca como o Google

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo