Um estudo recentemente publicado no British Medical Journal associa o consumo excessivo de sal a um aumento significativo no risco de derrames e doença cardiovascular. Segundo os especialistas italianos e britânicos que conduziram o estudo, a relação entre o sal e a pressão alta já é bem estabelecida.
Porém a análise dos resultados de 13 estudos publicados - incluindo 17 mil pessoas - indicou que a ingestão de sal pode ter um efeito direto no risco de derrames e doença cardiovascular - uma diferença de 5g por dia na ingestão habitual de sal estaria associada a uma diferença de 25% na taxa de derrame e de 17% na taxa de doença cardiovascular total.
Baseados nos resultados, os autores estimam que uma redução de 5g - o equivalente a uma colher de chá - na ingestão de sal em nível populacional poderia evitar 1,25 milhões de mortes por derrame, e quase três milhões de mortes por doença cardiovascular a cada ano. Porém, segundo os especialistas, devido à imprecisão na medida da ingestão de sal, esses efeitos podem estar subestimados.
Polícia
Homem estava em uma camionete Toyota SW4, com placas de Contagem-MG
Policial
A perícia constatou condições precárias no local onde a criança vivia
Voltar ao topo