X

Estudo descobre que cavalo marinho não é tão fiel como se pensava

Os cavalos marinhos, caracterizados por sua fidelidade por toda a vida, "não são tão fiéis como se pensava, pelo menos em cativeiro", segundo um estudo da Faculdade de Veterinária da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.


Esta é uma das conclusões da pesquisa sobre criação de cavalos marinhos em cativeiro realizada na região da Galícia. O estudo conseguiu "caracterizar pela primeira vez os marcadores genéticos de um cavalo marinho europeu", informou hoje a universidade em comunicado.


Este dado é muito útil para "avaliar o estado genético das populações selvagens" e para realizar análises de parentesco na espécie. A pesquisa também serviu para "obter informações sobre o comportamento de seleção de casal".


O comunicado lembra que as 33 espécies conhecidas deste peixe, "emblemático por ser o macho que fica grávido", estão protegidas "devido à adaptação que as populações estão sofrendo no meio natural".


O projeto Hippocampus tenta recuperar as populações selvagens que vivem no litoral de Espanha e Portugal com base na caracterização biológica populacional e sua criação em cativeiro.


Para isso, o grupo de pesquisadores definiu as condições biológicas e tecnológicas de cultivo mais adequadas para estas espécies de cavalo marinho, com base nas quais projetou um "aquário específico" e uma dieta baseada em artêmias (um tipo de crustáceo).


A pesquisadora Carmen Bouza afirmou que "as ferramentas genéticas" desenvolvidas serão "imprescindíveis" para o "traçado dos cruzamentos, evitando a consangüinidade" na reprodução em cativeiro, o que "pode ser útil" para o repovoamento em situações "eventualmente críticas" para os recursos naturais da espécie.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Celulares apreendidos são entregues à Rede Pública de Ensino de MS

Mais de 300 celulares apreendidos pela Polícia Penal de Mato Grosso do Sul

Saúde

MS registra 15.913 casos confirmados de dengue

Boletim indica 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 18 estão em investigação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo