22 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Fazer pausa na esteira não compromete a queima calórica, diz estudo

4 OUT 2007 - 14h41min
uol

A regra sempre disse: para perder gordura corporal é preciso ficar o maior tempo consecutivo na esteira. Mas essa afirmação pode ter caído por terra. Pelo menos é o que diz o estudo de um grupo de pesquisadores japoneses, publicado no Journal of Applied Physiology. Nele, concluiu-se que aqueles que fizerem um descanso de 20 minutos entre as duas séries de 30 minutos perderam a mesma quantidade de calorias do que os que não pararam.


Só para ter uma idéia, todos tiveram a mesma perda de calorias, mas aqueles que fizeram a pausa perderam 77% de gordura, enquanto os que não pararam perderam 56%. "Quando você trabalha muito perto do limiar anaeróbico, com atividades mais intensas, o corpo tende a queimar carboidrato para obter energia. Já quando se trabalha abaixo desse limiar, o corpo passa a consumir gordura", explicou o dr. Renato Lotufo, médico especializado em medicina do esporte e fisiologia do exercício.


Mas nem tudo é perfeito na conclusão desse estudo. Isso porque não existe perda maior de peso no exercício com o intervalo, pois o corpo apenas procura outra fonte de energia. "O fato de o organismo consumir mais gordura do que carboidrato não resulta necessariamente na perda de peso. Não é verdade que o exercício que perde mais gordura emagrece", afirmou o dr. Marcelo Bichels Leitão, cardiologista, fisiologista e médico do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).


Então, se o corpo perde uma porcentagem maior de gordura, isso não significa que ele está mais saudável? Não necessariamente. De acordo com o dr. Marcelo o corpo acumula a mesma quantidade de gordura que perdeu se a pessoa ingerir a mesma quantidade de calorias. Ou seja, se o exercício queimou 500 calorias sendo 70% de gordura e 30% de carboidrato, ao ingerir outras 500 calorias, o corpo tende a armazenar as substâncias na mesma proporção, 70% de gordura e 30% de carboidrato. "Diferentemente do que é divulgado, tanto faz se numa sessão de exercícios alguém consumir 500 calorias em 60 minutos de exercício contínuo numa intensidade moderada, ou se este exercício for mais intenso, e durar, por exemplo, 30 minutos, mas consumir as mesmas 500 calorias", explicou.


"Para perder peso, é preciso ingerir menos calorias do que se gastou, mas a porcentagem de gordura nessas calorias gastas realmente não faz diferença. Temos que considerar o total de calorias gastas e ingeridas", disse a nutricionista Mariana Escobar.


Qual é a vantagem?
Apesar de a quantidade de calorias perdidas ser a mesma nas pessoas que fizeram o intervalo e naqueles que realizaram o exercício contínuo, existe uma notícia boa nesse estudo. Se você não agüenta ficar aqueles longos 60 minutos na esteira, uma voltinha de 20 minutos para beber uma água e dar aquela melhorada no fôlego está liberada. Você estará perdendo tantas calorias quanto aquele que ficou uma hora direto na esteira.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Paula Fernandes e Cauã Reymond passeiam de barco no rio Aquidauana

2
Aquidauana

'Apresentador selvagem', Richard Rasmussen visita Aquidauana nesta quarta-feira

3
Policial

Vídeo: Polícia prende homem que amarrou menino de 2 anos com coleira do cachorro

4
Anastácio

Anastácio: Ex-prefeito é o primeiro candidato com registro deferido pelo TRE-MS

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A IMITAÇÃO DA ROSA"

Valdemir Gomes

Veja...

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Lutuma Dias

Aldeia Limão Verde, Aldeia Limão Verde - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Cyber Cafés

Iterative - Cyber, Lan House e Vídeo Locadora

Estevão Alves Corrêas - sala 01, 1157 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1312
Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira II

Rua Estevão Alves Corrêa, 1741 - Bairro Alto Aquidauana/MS 67 99903-6077 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Ver Mais
Fale com a redação