02 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->

Fazer pausa na esteira não compromete a queima calórica, diz estudo

4 OUT 2007 - 14h41min
uol

A regra sempre disse: para perder gordura corporal é preciso ficar o maior tempo consecutivo na esteira. Mas essa afirmação pode ter caído por terra. Pelo menos é o que diz o estudo de um grupo de pesquisadores japoneses, publicado no Journal of Applied Physiology. Nele, concluiu-se que aqueles que fizerem um descanso de 20 minutos entre as duas séries de 30 minutos perderam a mesma quantidade de calorias do que os que não pararam.


Só para ter uma idéia, todos tiveram a mesma perda de calorias, mas aqueles que fizeram a pausa perderam 77% de gordura, enquanto os que não pararam perderam 56%. "Quando você trabalha muito perto do limiar anaeróbico, com atividades mais intensas, o corpo tende a queimar carboidrato para obter energia. Já quando se trabalha abaixo desse limiar, o corpo passa a consumir gordura", explicou o dr. Renato Lotufo, médico especializado em medicina do esporte e fisiologia do exercício.


Mas nem tudo é perfeito na conclusão desse estudo. Isso porque não existe perda maior de peso no exercício com o intervalo, pois o corpo apenas procura outra fonte de energia. "O fato de o organismo consumir mais gordura do que carboidrato não resulta necessariamente na perda de peso. Não é verdade que o exercício que perde mais gordura emagrece", afirmou o dr. Marcelo Bichels Leitão, cardiologista, fisiologista e médico do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).


Então, se o corpo perde uma porcentagem maior de gordura, isso não significa que ele está mais saudável? Não necessariamente. De acordo com o dr. Marcelo o corpo acumula a mesma quantidade de gordura que perdeu se a pessoa ingerir a mesma quantidade de calorias. Ou seja, se o exercício queimou 500 calorias sendo 70% de gordura e 30% de carboidrato, ao ingerir outras 500 calorias, o corpo tende a armazenar as substâncias na mesma proporção, 70% de gordura e 30% de carboidrato. "Diferentemente do que é divulgado, tanto faz se numa sessão de exercícios alguém consumir 500 calorias em 60 minutos de exercício contínuo numa intensidade moderada, ou se este exercício for mais intenso, e durar, por exemplo, 30 minutos, mas consumir as mesmas 500 calorias", explicou.


"Para perder peso, é preciso ingerir menos calorias do que se gastou, mas a porcentagem de gordura nessas calorias gastas realmente não faz diferença. Temos que considerar o total de calorias gastas e ingeridas", disse a nutricionista Mariana Escobar.


Qual é a vantagem?
Apesar de a quantidade de calorias perdidas ser a mesma nas pessoas que fizeram o intervalo e naqueles que realizaram o exercício contínuo, existe uma notícia boa nesse estudo. Se você não agüenta ficar aqueles longos 60 minutos na esteira, uma voltinha de 20 minutos para beber uma água e dar aquela melhorada no fôlego está liberada. Você estará perdendo tantas calorias quanto aquele que ficou uma hora direto na esteira.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Charges

Repórter fotográfico Valdenir Rezende morre de covid aos 55 anos

2
Anastácio

Boliviano é flagrado com folhas de coca e acaba preso em Anastácio

3
Bodoquena

Dono de balneário é multado em R$ 15 mil por degradar área protegida em Bodoquena

4
Bodoquena

Fazendeiro é multado em R$ 5,5 mil por degradar córrego em Bodoquena

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Mariana Thomé

Políticas internas: qual a sua importância para as em...

Valdemir Gomes

Com...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

IAGRO

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3604
Médicos

Luiz Roberto P. Marti - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1032 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3129
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorvetes Italiano Chocobom

Rua Estevão Alves Corrêa, Barrakech - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6875
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo