X

Ficar muito tempo sentado aumenta risco de desenvolver doenças

Se você está, agora, sentado lendo esta notícia, você pode querer se levantar um pouco neste momento. Um novo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine indica que pessoas que permanecem sentadas por longos períodos – como aquelas que trabalham no computador ou que passam muito tempo em frente à TV – têm um maior risco de desenvolver diversas doenças, comparados àquelas que se movimentam mais – mesmo que seja apenas para pegar uma xícara de café na cozinha.

De acordo com os especialistas o comportamento sedentário deve ser visto em um espectro mais amplo, e não apenas como falta de exercício, mas como falta de movimento. Neste sentido, diversas pesquisas apontam para uma relação entre a inatividade muscular do corpo inteiro, como ocorre entre aqueles que ficam sentados por longos períodos, e a obesidade e certos tipos de câncer. Evidências recentes, por exemplo, associam o tempo prolongado em frente à TV a um maior risco de morte prematura por doença cardíaca; e outro estudo indica que o risco de síndrome metabólica entre as mulheres aumenta em 26% a cada hora em frente à TV.

Apesar de mais estudos serem necessários para confirmar a relação de causa e efeito entre permanecer sentado por longo tempo e uma pior saúde, os especialistas acreditam que isso ocorre porque o movimento muscular e as contrações podem cumprir um papel no controle de importantes gorduras no sangue. Por isso, eles destacam a importância de atividades simples de movimento. “Subir escadas, em lugar de usar elevadores e escadas rolantes, cinco minutos de parada durante um trabalho sedentário, ou caminhar até a loja ao invés de pegar o carro seriam como importantes exercícios”, destacam.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Tempo

Domingão terá calor de até 32ºC e muita chuva em Aquidauana

A temperatura mínima não deve ficar abaixo de 24ºC

Tempo

Inmet alerta para chuva intensa em Mato Grosso do Sul

Há risco de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo