"IH... TÁ DE TPM?"
Tem coisa pior do que ouvir essa pergunta quando bate aquela irritação ou vontade de chorar? Aliás, isso é algo que não dá para entender: se o namorado, a amiga, a irmã sabem que o seu estado emocional está abalado (culpa da gangorra hormonal provocada pelo período menstrual), por que insistem em atormentá-la? Bem, a resposta nós não temos, mas descobrimos formas de atravessar esse mar vermelho em paz - para sua própria segurança e, claro, a deles. E, sim, amiga, trate de procurar ajuda, porque, segundo os especialistas, é bem na fase em que você está a mil por hora que a TPM tem mais poder de fogo para atrapalhar suas relações afetivas e profissionais. "Embora ela possa ocorrer em qualquer idade, geralmente os sintomas são mais fortes durante a adolescência e a juventude", explica o ginecologista paranaense Rosires de Andrade. Ainda bem que os pesquisadores não desistem de domar esse vilão que marca os dias para atacar.
Pílula da felicidade
Se você faz parte dos 90% de mulheres que sofrem com a síndrome da tensão pré-menstrual, deve sonhar com um comprimido milagroso... Algo que acabe com o inchaço, permitindo que a sua amada calça feche como no restante do mês. Que mantenha seu humor razoavelmente estável - o suficiente para agüentar piadinhas sem graça. Enfim, que ajude você a atravessar o período sem desejar ter nascido homem. Acabou de nascer a Yaz, pílula anticoncepcional que trata a TPM por causa de sua baixa dose de etinilestradiol (presente em todos os contraceptivos, favorece a retenção de líquidos) e da drospirenona, composto que reduz essa retenção. "Além disso, o tempo de pausa menor - quatro dias, ante sete das atuais - impede a flutuação hormonal, uma das principais causas das mudanças de humor", explica a dra. Maria Lucia Dias, da área médico-científica da Bayer. Suas contraindicações são as mesmas dos outros anticoncepcionais: deve ser evitada por hipertensas, obesas e por quem tem histórico de trombose na família. "Não há risco de a paciente ganhar peso, pois a drospirenona funciona como diurético", explica o dr. Rosires de Andrade. O preço é cerca de 50 reais a cartela.
Conforto do oriente
Anote o nome: tsuya. Trata-se de uma massagem que combina técnicas orientais, como shiatsu e reflexologia, a fim de neutralizar os sinais da TPM. "Para isso, concentramos os movimentos na região lombossacral, que engloba a lombar, a cintura pélvica e o cóccix", explica Kiyoshi Nagaoka, massoterapeuta e criador da tsuya. "Ela estimula os ovários e o útero e melhora a circulação sanguínea no local, aliviando os sintomas", completa. Pode ser feita de uma a quatro vezes por semana e cada sessão de 50 minutos custa cerca de 70 reais. Ficou animada? Enquanto não agenda seu horário, o profissional sugere que você modifique algumas atitudes para combater o problema: evite cruzar as pernas, pois o ato reduz a circulação na região reprodutora, provoca cólicas e irritação na parede do útero; aposente os sutiãs apertados, pois eles pressionam os nervos, causando dores de cabeça. E não se esqueça da boa e velha bolsa de água quente; ela continua sendo ótima aliada.
Alívio em comprimidos
Cultivada na ilha de Java, na Indonésia, a chlorella é uma alga de água doce rica em vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos essenciais. O que isso tem a ver com a sua irritação mensal? "Ela equilibra os nutrientes do organismo, especialmente as vitaminas do complexo B, cuja falta nesse período provoca inchaço e dores nas mamas", explica a nutricionista paulistana Vanderlí Marchiori. "A alga ainda repõe minerais importantes para a desintoxicação e o bom funcionamento do fígado, grande responsável pelas alterações de humor." Bônus: melhora o trânsito intestinal. Ela é vendida pela empresa japonesa Sun Chlorella (http://www.sunchlorella.com.br) na forma de comprimidos. A embalagem com 300 custa 102 reais e, segundo a nutricionista, não tem contra-indicação.
Para o seu tipo
Prestar atenção no que coloca no prato também ajuda. O primeiro passo é identificar o tipo de TPM. Se seu maior problema durante o período é ansiedade e irritação, considere-se do tipo A. "Aposte em alimentos com vitamina E e carboidratos complexos. Fontes: maçã, fubá, brócolis, batata, arroz, cereais", explica Luzimar Affini, nutricionista de São Paulo. O incômodo é retenção de líquido, dores abdominais, inchaço nas mamas e certa nostalgia? Tipo H. Coma castanhas e itens com cálcio, ômega 3 e magnésio, como iogurtes, leite e peixes de água fria. Caso sinta dores de cabeça e compulsão por doces, você é do tipo C, e sua alimentação deve conter vitaminas C e do complexo B. Fontes: cereais integrais, laranja, morango, soja, salmão e frango. Depressão, insônia e choro fácil são sintomas do perfil do tipo D. Se esse for o seu caso, invista em itens com vitaminas E e C, como acerola, abacaxi, centeio e aspargos.
Relaxa e...
Se você quer resultados a curto prazo, pode ainda se inspirar na alternativa encontrada pela atriz Keira Knightley, a Elizabeth da trilogia Piratas do Caribe - isso mesmo, a TPM não poupa nem as divas hollywoodianas. A bela, que já declarou se sentir nervosa e sensível naqueles dias, recorre à música para levantar o astral. "As canções de Shirley Bassey e Liza Minelli são meu antídoto contra a instabilidade", confessa.
Política
Ela não foi votada na noite dessa terça-feira
Moradia
Foram entregues 23 novas moradia
Voltar ao topo