25 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Força da agricultura familiar é exposta em stand na 48ª ExpoAqui

A estimativa é de que a 48ª edição do evento tenha atraído um público de 30 mil pessoas

18 AGO 2015 - 06h00min
Giselli Figueiredo - da Redação

Na 48ª Expo Aqui (Exposição de Agropecuária e Industrial de Aquidauana), realizada de 12 a 16 de agosto, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) mostrou em seu stand a força da agricultura familiar, através de amostra e comercialização de produtos cultivados por pequenos produtores rurais, que são beneficiados pelos serviços de assistência técnica da Instituição.
 
Na opinião da zootecnista e coordenadora da Agraer de Aquidauana, Simone Côrrea, o stand cumpriu com o seu objetivo. ?As pessoas conhecem Aquidauana como uma cidade pecuarista e nem sempre tem noção da força da agricultura familiar e do tanto de coisa que a mesma produz aqui. Foi um momento ótimo de divulgar do trabalho da Agraer e dar espaço para o trabalhador rural?, disse.
 
Dentro da estrutura montada foram expostos equipamentos do programa estadual Leite Forte, produtos com a certificação SIM (Serviço de Inspeção Municipal) como queijo e geleia de mocotó. Além de outros alimentos como abóbora moranga, banana, mandioca, batata doce, quiabo, mamão, laranja, cana-de-açúcar e maracujá, todos cultivados no Projeto de Assentamento (PA) Indaiá. No local, também foram disponibilizados os artesanatos e a farinha de mandioca produzidos da comunidade remanescente quilombola da Furnas dos Baianos e, por fim, de cocos e das mudas de coqueiros cultivados no sítio do produtor Andrelino dos Santos, situado no Distrito de Camisão que fica a 20 km de Aquidauana.
 
Na sexta-feira (14), o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, esteve presente no stand para conhecer e prestigiar os trabalhos. Para quem participou ativamente das atividades do local, foi um momento de valorização profissional. ?Eu sempre digo que a exposição não é para vender, ela é para mostrar o nosso trabalho. E foi o que aconteceu. Tive a oportunidade de conversar com a população e senti o interesse das pessoas pelo meu trabalho. Isso valoriza o que eu faço?, afirmou o produtor Andrelino Santos.
 
Batizado pelo nome da planta que tornou a principal fonte de renda da família Santos, o Sítio dos Coqueiros, com 8 hectares de extensão, consegue produzir de 10 a 15 mil cocos, anualmente. Grande parte do que é cultivado é destinado para o estado de Santa Catarina e o restante é comercializado no Distrito e em Aquidauana. ?Temos uma boa produção de coco e nossa intenção é separar uma área maior para o cultivo de mudas. Com a Agraer podemos contar com o serviço de assistência técnica desde o manejo do solo até o controle de pragas e venda?, contou Andrelino.
 
Exposição - A estimativa é de que a 48ª edição do evento tenha atraído um público de 30 mil pessoas. Durante os cinco dias de evento, shows, leilões, e outras atrações culturais fizeram parte da agenda. O leilão de animais, com a negociação de, pelo menos, 2,5 mil cabeças, foi um dos grandes atrativos da festa, pois a principal atividade econômica do município é a pecuária de corte. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Aquidauana tem um rebanho de 718 mil cabeças.


Com informações Assessoria Agraer

Central Pax_10

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após tempestade na madrugada, chuvas e ventos fortes continuam

2
Aquidauana

Caminhonete capota na BR-262 após atropelar tamanduá

3
Geral

Em Campo Grande, homem é atacado por jacaré no Lago do Amor

4
Turismo

Camisão ganha primeira vinícola de MS e prova que Pantanal também pode ser produtor de vinho

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Distribuidoras de Gás

Shekinah Gás

Rua 27 de julho esq. com João Pessoa, s/n - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0055
Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo