X

Formigas jovens acumulam conhecimento para vida adulta, diz estudo

As experiências acumuladas durante a juventude pelas formigas da espécie Cerapachys biroi determinam seu comportamento durante a etapa adulta, afirma um estudo publicado pela revista "Current Biology".


Biólogos da Universidade de Paris dividiram um grupo de formigas, todas elas em idade de buscar comida para as larvas, em dois grupos: metade dos insetos foi introduzida em uma zona onda havia presas e outra metade em uma área sem nenhum tipo de alimento em potencial.


Um mês mais tarde, a primeira metade do grupo havia se especializado na busca por alimentos. Em contrapartida, a segunda havia se voltado para o cuidado das mais jovens no interior do ninho, segundo os cientistas.


"A história individual possui um papel na organização das sociedades de insetos. A experiência vivida surge como uma variável fundamental no desenvolvimento do comportamento", afirmaram.


Originárias do Japão e de Taiwan, essas formigas biroi foram eleitas para esse experimento porque se reproduzem sem fecundação, o que faz de todos os seus indivíduos "cópias perfeitas".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

IFMS registra recorde de inscritos para seleção de 2025

Na segunda e terça-feira, 7 e 8, será possível recorrer e corrigir dados da inscrição

Segurança

TSE realiza cerimônia para verificar integridade do sistema eleitoral

Evento é um procedimento de praxe na véspera da eleição

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo