O Projeto 'Mão Amiga' foi fundado em Aquidauana há quatro anos pelo pastor missionário Norberto Silva Corrêa Júnior, de 51 anos, e tem por objetivo dar uma nova chance aos viciados e moradores de rua do município e da região.
Entrevistado pelo jornal "O Pantaneiro", o fundador conta que já realizou esse mesmo tipo de trabalho em outros lugares do País, há quase 30 anos. "Eu sou corumbaense, mas já trabalhei com isso na minha cidade natal, em São Paulo e em algumas outras cidades", pontuou.
Ele contou um pouco à reportagem sobre sua história de vida, que se mistura também com a história do projeto. "Agora em março completamos cinco anos aqui. Com o nosso trabalho, várias pessoas já foram libertas graças a Palavra de Deus. A gente conversa, explica. Eu também fui drogado, passei por uma fase difícil, mas a Palavra um dia me 'pegou', agora eu estico ela para eles, para que eles possam ter uma recuperação, como eu tive. Começo com a entrega de marmita na rodoviária, onde muitos viciados ficam, e vou tentando evangelizar dessa forma", disse.
A assistência social do projeto funciona na antiga escola do Morrinho, com toda a funcionalidade do serviço dependente de doação. "A gente vive de doação aqui. Somos pobres. Eu consegui uma kombi velha, mas ela para mais na oficina do que aqui. E eu preciso resolver todos os problemas do projeto. Os assistidos, quando chegam, trazem juntos vários problemas. Não é só bebida e álcool. Tem vários presidiários, drogados, pessoas que perderam suas famílias... Então, o meu trabalho é esse, mas tudo é ajuda. Tudo o que recebemos de ajuda aqui ainda é pouco, e a demanda que eu pego é muito grande. Todo mundo manda gente pra cá. Seria interessante se os órgãos de assistencialismo trouxessem ajuda da mesma forma e quantidade com que eles trazem pessoas", resumiu.
No local, os acolhidos, que chegam até a 38 pessoas, as vezes, precisam trabalhar na horta, na roça, participar de estudo bíblico e participar, também, de palestras educativas. "Esse tipo de trabalho é fundamental. A gente fala muito sobre mudança aqui, sobre uma vida diferente daquela vida anterior, ou seja, isso que eles estão vivendo agora, longe do vício. E eles enxergam, aqui, uma possibilidade pra mudar. A gente ajuda e eles também fazem a parte deles", disse.
Doações podem ser feitas diretamente no local que abriga o projeto. O telefone para contato é o (67) 99976-0929, com o pastor 'Beto'. Depósitos podem ser feitos com os seguintes dados:
Banco: Caixa Econômica Federal
Titular: Norberto Silva Corrêa Júnior
CPF: 491.959.481-04
Agência: 0615
Operação: 013
C/c: 00010189-9