Um novo estudo realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Marmara, em Istambul, Turquia, avaliou mais um produto natural como protetor contra os raios ultra-violetas: o gel de chá preto. A pesquisa foi publicada na revista International Journal of Cosmetic Science.
No estudo, foram obtidos extratos de dois tipos de chá preto: aquosos e alcoólicos. Os extratos de chá preto foram testados laboratorialmente em relação ao seu perfil de absorção de raios ultra-violetas (UV). Os resultados da pesquisa indicaram que os dois tipos de extrato mostraram absorção UV. Entretanto, os extratos aquosos mostraram uma maior absorção do que o extrato alcoólico de chá preto.
O extrato aquoso foi apresentado como um gel, com a ajuda de uma resina e testado em seis indivÃduos para avaliar seu potencial de proteção contra raios ultra-violetas (200-400 nm) usando uma fonte artificial UV. A avaliação da proteção foi feita baseando-se em uma área de eritema (vermelhidão) na pele. Em locais onde o gel de chá-preto foi aplicado, após 4 horas e 24 horas da aplicação do UV, nenhum eritema foi observado. Entretanto, nos locais aonde o gel de chá preto não foi aplicado, em apenas 4 horas a vermelhidão era muito evidente, atingindo um pico após 24 horas.
Assim, os autores da pesquisa concluÃram que o gel de chá preto protegeu a pele da radiação ultra-violeta e que poderia ser usado em grandes quantidades em amplas áreas de pele sem nenhuma preocupação de efeitos colaterais tóxicos.