Em entrevista ao programa "Domingão do Faustão" (Globo) transmitida na tarde deste domingo, a atriz Giselle Itié afirmou que gostaria de continuar participando do quadro "Dança no Gelo" apesar de ter sofrido traumatismo craniano. O apresentador Fausto Silva, porém, informou que ela só retornará à atração a partir do ano que vem.
A atriz participou do programa com os cabelos cobrindo as lesões de seu rosto. Segundo Fausto Silva, "a patinação oferece riscos como o futebol ou qualquer tipo de esporte". "Mas no 'Circo do Faustão' [outro quadro do programa] não aconteceram contusões", afirmou o apresentador.
Pelo menos três participantes do quadro já sofreram contusões --a diretora global Lucimara Parisi, a atriz Monique Alfradique e, ainda, uma professora, que teria machucado o ombro. "A dor estava um pouco insuportável e então fui procurar ajuda", disse Lucimara a respeito de sua contusão.
"Todos os participantes devem usar protetores como capacetes, têm seguro contra acidentes e uma equipe médica de plantão", explicou Fausto Silva. Mas, segundo informações de um funcionário do programa, "muita gente não usa porque os equipamentos de segurança são feios".
De acordo com o apresentador, "os artistas que participam do quadro têm preparação fÃsica, mas acidentes acontecem".
Traumatismo
O treinador de Giselle, Paulo Peres, também falou ao programa. "O horário do ensaio havia acabado e demos uma esticadinha quando ela se machucou. Eu estava atrás dela", contou o professor. "O atendimento foi imediato."
A médica Martha Savedra, responsável pelo caso, vetou a continuidade da atriz na atração. "Ela bateu com a face esquerda no gelo", afirmou a médica. "O traumatismo não foi grave, mas a recomendação é que ela repouse e não participe de nenhum tipo de evento que possa oferecer risco."
"Fizemos tomografia e ressonância magnética só para nos certificarmos de seu estado, assim como a internamos, mas Giselle não apresentou alteração neurológica e então recebeu alta", contou Martha. Fausto Silva complementou que "toda batida de cabeça é considerada traumatismo craniano". "Mas o dela foi leve", disse o apresentador.
"Treinávamos desde as 17h30 e eram 20h10 quando aconteceu o acidente", relembrou Giselle, enquanto cenas do ensaio eram exibidas no programa. "Eu estava me achando 'a' patinadora e estava perdendo o medo." A atriz disse que gostaria de voltar a patinar. "à um esporte que dá muita liberdade." Fausto Silva a repreendeu e disse que um dia ela poderia voltar. "Em 2008 ela volta", garantiu o apresentador.
"Foi um susto para todos e gostaria de agradecer pelo apoio. Minha famÃlia ficou muito assustada, pois traumatismo craniano é um nome muito feio", concluiu Giselle.
O acidente
Gisele Itié deu entrada no hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), às 22h45min do último dia 2. A Folha Online apurou que ela chegou desacordada e com a pupila dilatada --por isso foi levada para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo).
Pessoas ligadas à atriz e à Globo pressionaram o hospital a minimizar o caso. Colegas difundiram versões de que Gisele sofrera apenas um arranhão na bochecha e até que receberia alta médica no mesmo dia.
A assessoria da artista negou uma "operação-abafa" e informou ter pedido apenas uma melhor explicação do hospital sobre o termo "traumatismo". A atriz deixou o hospital na sexta-feira (5).