27 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Governo estuda incentivo para melhorar preço do leite ao produtor durante o período de estiagem

2 JUN 2016 - 10h05min
Notícias MS
O Governo do Estado estuda a redução de ICMS do leite no período da estiagem para que a indústria possa melhorar o preço pago ao produtor. A medida foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja durante cerimônia em alusão ao Dia Mundial do Leite, realizada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (01).
 
Durante a comemoração, onde lideranças do setor leiteiro do Estado e parlamentares brindaram com um copo de leite, o governador também informou que o Estado elabora iniciativa para melhorar a qualidade do rebanho, com a previsão de inseminar cinco mil matrizes para a criação de um banco de embriões melhorados, visando elevar a produção leiteira.
 
Azambuja também destacou ações que já foram implementadas, as quais terão impacto no fortalecimento da cadeia leiteira, como o programa Terra Boa, que concede incentivos fiscais para a recuperação de áreas degradadas e beneficia também a pecuária. ?No momento de crise, é difícil fazer concessões, porém, estamos elaborando uma política efetiva, duradoura e de resultados para o incremento do leite na economia de Mato Grosso do Sul?, afirmou.
 
Ocupando hoje a 15º posição no ranking de produção nacional, Mato Grosso do Sul carece de informações precisas sobre o setor. Em seu pronunciamento, o coordenador da Câmara Setorial do Leite, Rodney Gadagnin, mencionou que o IBGE tem duas informações para a produção estadual de leite: uma pesquisa trimestral entre as indústrias que aponta a captação de 540 mil litros por dia e a Pesquisa Pecuária Municipal, indicando a produção de 1,4 milhão de litros diários.
 
?Como ter ações para o setor se não temos informações? Falta informação para o produtor tomar decisão?, reclamou o dirigente, destacando a demanda de incentivos para o produtor que se profissionaliza. ?Precisamos encarar a produção de leite não só do ponto de vista social, mas como uma atividade econômica?, avaliou.
 
O secretário adjunto de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Jerônimo Chaves, qualificou a atividade leiteria como fonte de subsistência para os 204 assentamentos do Estado. ?A produção de leite é fonte de renda para a agricultura familiar?, afirmou.
 
Ainda durante o evento, o governador, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e o presidente da Assembleia, Junior Mochi, receberam camiseta da Corrida do Leite. E a Assembleia Legislativa concedeu homenagem com diploma de mérito como reconhecimento pela dedicação ao crescimento do setor leiteiro do Estado para o produtor Antônio de Souza Salgueiro, ao industriário Edgar Rodrigues Pereira, ao consultor administrativo Pedro Guerbas e aos médicos veterinários Wilson Igi, presidente do Conseleite, e Guido José dos Reis (in memorian).

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Dois Irmãos do Buriti

Em Dois Irmãos do Buriti, acidente marca manhã na BR-262

2
Geral

Homem perde o controle da direção, bate em árvore e morre na BR-262

3
Policial

Mãe aciona polícia após sangramento íntimo na filha de dois anos

4
Anastácio

Além de Anastácio, JBS tem vagas para Capital e interior

Informe Publicitário

Informe

Ao fazer o bem, Rede Atlântico garante doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Moto Táxi

Moto Táxi Cidade

Rua Estevão Alves Corrêa, 482 Centro - Ponto de ref.: Frente à Drogaria Brasil - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1904
Auto Posto

Auto posto WA II

Rua Oscar Trindade de Barros, Santa terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Decorações

Tainha Decorações

Rua Duque de Caxias, 1937 Alto - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-3197 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo