21 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Hipertensão e Obesidade: Brasil tem taxas recorde de incidência e mortalidade

26 NOV 2007 - 11h11min
acontece

Atualmente, no Brasil, cerca de 30% dos óbitos são ocasionados por doenças cardiovasculares. São aproximadamente 300 mil mortes por ano. A principal causa de falecimento em todas as regiões é o acidente vascular cerebral (AVC), sendo a hipertensão arterial responsável por 40% destes casos. A elevação da pressão arterial aumenta progressivamente a mortalidade cardiovascular. A hipertensão e as doenças a ela relacionadas geram um contingente significativo de internações. Em 2005, foram 1.180.184 internações, com um custo global de R$ 1.323.775.008,28, segundo o Ministério da Saúde.      


Outro problema no contexto cardiovascular é a obesidade, que, aliás, possui relação estreita com a hipertensão. Estima-se que seja responsável por 30% dos casos. Cerca de 75% dos homens e 65% das mulheres brasileiras apresentam hipertensão diretamente atribuível a sobrepeso. Decorrência majoritária do sedentarismo e alimentação irregular e compulsiva, inclusive em crianças, a obesidade acomete hoje no país 55% dos homens e 62% das mulheres, além de 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes. A projeção, segundo a OMS, é mais alarmante. Avalia-se que, até 2015, 10 milhões de brasileiros morrerão em decorrência de doenças crônicas originadas pela obesidade. ** (Confira mais dados sobre hipertensão e obesidade ao término do release).  


Como reverter a incidência da hipertensão e da obesidade é um dos grandes desafios da medicina em escala mundial. Na América Latina, agora mesmo, importantes sociedades de cardiologia e endocrinologia acabam de se unir com esse intuito.  A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e seu Departamento de Hipertensão Arterial, a Sociedade Latino-Americana de Hipertensão, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Federação Latino-Americana das Sociedades de Obesidade realizarão o I Congresso Latino-Americano de Hipertensão e Obesidade, de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Rio de Janeiro. O objetivo é criar uma estratégia eficiente para reduzir a prevalência de ambos os males.


No Congresso, aliás, especialistas, nacionais e estrangeiros, considerados referência na pesquisa e no tratamento, irão compartilhar o que existe de mais moderno em termos de diagnóstico e terapêutica, mostrando inclusive as políticas públicas dos países centros de referência e como alguns deles conseguiram derrotar esses dois inimigos mortais do coração.


 "Tratamento, medicação e os métodos cirúrgicos mais eficazes e atuais estarão em pauta nas palestras, debates e simpósios-satélites ministrados por um time singular de médicos brasileiros e internacionais. Entre eles, destaco o norte-americano Valentin Fuster, autor de diversos estudos científicos sobre hipertensão e obesidade interligados à aterosclerose que são hoje indispensáveis a quem atua na linha de frente do atendimento", revela a presidente da Comissão organizadora e do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC, dra. Andréa Araújo Brandão.


Serão quatro salas funcionando simultaneamente, com um programa de alto nível. Uma delas, aliás, será dedicada ao Fórum Multidisciplinar, no qual haverá abordagens destinadas a nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros e todos aqueles que lidam de alguma forma com as doenças do coração. Outra atração será o amplo espaço de exposição científica, com as indústrias de equipamentos, farmacêuticas e laboratórios apresentando seus lançamentos e o que existe de ponta na área tecnológica.


"Será uma grande oportunidade para disseminar conhecimento cientifico para clínicos, cardiologistas, endocrinologistas e os distintos profissionais da saúde", afirma dra. Andréa Brandão. "Teremos um espaço para compartilhar a experiência brasileira com boa parte dos mais renomados especialistas em hipertensão arterial e obesidade, recebendo deles, simultaneamente, um ferramental de informações científicas indispensáveis para a melhor prática e para o aumento da resolutividade"


O I Congresso Latino-Americano de Hipertensão e Obesidade acontece no Hotel Intercontinental, na cidade do Rio de Janeiro. Mais informações em (21) 3478-2700 ou http://congresso.cardiol.br/cho/i/bra/default.asp.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Bombeiro militar que prestou serviços em Aquidauana morre vítima da Covid-19

2
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Policial

Sem achar corpo no rio Aquidauana, bombeiros aguardam novas informações

4
Nioaque

Com previsão de mais chuva, Defesa Civil alerta moradores de Miranda, Bonito e Nioaque

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,10m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Progresso

Rua João Leite Ribeiro, 345 c Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0643
Associações e Sindicatos

Colônia dos Pescadores Artesanal de Aquidauana-MS Z07

.: Rua Cândido Mariano, 2178 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6652
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
Fale com a redação