24 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

IFMS divulga regras para participação em feiras científicas

4 AGO 2016 - 14h30min
Da Redação
Estudantes interessados em apresentar projetos de pesquisa nas feiras de ciência e tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) já podem consultar as regras de participação no edital publicado na Central de Seleção, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Os eventos fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2016, prevista para outubro.
 
Além das feiras em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel), serão realizadas pela primeira vez a Feira de Ciência e Tecnologia da Grande 
Dourados (Fecigran), a Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) e a Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi).
 
Podem participar da seleção trabalhos desenvolvidos por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do IFMS que tenham terminado seus cursos a partir de novembro de 2015.
 
A escola na qual o estudante está matriculado deve constar na área de abrangência do campus onde o trabalho está sendo submetido. 
 
Regras ? Cada trabalho deve ter no mínimo um estudante e um orientador, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público. É permitida a participação de, no máximo, três estudantes nas propostas do ensino médio e cinco nos projetos do ensino fundamental. Pode haver ainda um coorientador por trabalho.
 
Os projetos devem estar inseridos nas áreas de ciências biológicas e da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas e sociais aplicadas, engenharias e ciências agrárias ou multidisciplinar (áreas de conhecimento entrelaçadas).
 
Demais normas devem ser consultadas no edital da seleção.
 
Inscrições ? São gratuitas e deverão ser feitas pelo orientador do trabalho entre 9 de agosto e 9 de setembro, exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema será disponibilizado posteriormente na página da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/semanact.
 
A inscrição prevê o cadastro de informações sobre o projeto, orientador, autores e um resumo do trabalho, conforme o modelo que será disponibilizado na Central de Seleção.
 
A análise da documentação, homologação das inscrições e avaliação dos resumos serão realizadas por um comitê de pré-avaliação e seleção, formado por professores do campus onde cada feira será realizada.
 
Entre os aspectos a serem avaliados na elaboração dos resumos estão criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.
 
A lista de trabalhos selecionados deve ser divulgada até 30 de setembro.
 
Feiras ? Serão promovidas durante a Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, entre 17 e 22 de outubro, de acordo com a programação de cada campus.
 
Os trabalhos serão avaliados por professores e pesquisadores do IFMS e demais instituições afins. Todos os participantes serão certificados, e os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados.
 
Os dois melhores trabalhos de nível fundamental e médio de cada feira serão credenciados para participação na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS), que ocorrerá em novembro, em Campo Grande.
 
Em 2015, foram selecionados 277 projetos para as feiras científicas do Instituto, sendo 137 desenvolvidos no IFMS e 140 de outras instituições.

View Energy - Outubro_9
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Sem mexer as pernas, Manoel do Bar da Praça pede "por orações"

2
Entretenimento

Dira Paes aprende passos de "Mercedita" e já ganha "título" de MS

3
Bodoquena

No município de Bodoquena, até chuva forte de granizo já "aterrissou" em MS

4
Entretenimento

Jovem cria pintinho de estimação e internet "explode" em fofura

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max33

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Escolas Estaduais

Escola Estadual Antonio Correa

Rua Teodoro Rondon, 765 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1985
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo