Bombeiros combatem incêndio no terreno do antigo lixão de Anastácio / João Éric / O Pantaneiro
O tempo seco contribuiu, mas a imprudência das pessoas tem sido o principal motivo de acidentes com fogo. Pelo menos quatro incêndios que ocorreram entre ontem e hoje (12) em Aquidauana e Anastácio, a falta de cuidado das pessoas podem ter provocado os incêndios. Sendo um deles com duas mortes.
Segundo o delegado Mário Donizete Ferraz de Queiróz, a hipótese mais provável para o incêndio onde mãe e filho morreram é de que a mulher tenha dormido fumando e o cigarro caído no colchão e provocado o acidente. Ele explica que a polícia trabalha com essa linha porque a cama e o colchão do quarto onde estavam G.M.M., 26 anos, J.G.M.O, que completaria um ano no dia 18, estavam muito queimados. ?A região do maior foco do fogo ficou concentrada na cama e no colchão, por isso acredita-se que o incêndio tenha sido acidental?, explica
Nos outros três casos, conforme informações do 1⁰ Sub Grupamento de Bombeiros, se as pessoas tivessem um comportamento mais cuidadoso muitos estragos poderiam ser evitados.
Um dos incêndios, por exemplo, que aconteceu no terreno do antigo lixão de Anastácio, no Jardim Independência, no início da tarde de ontem (11), um das suspeitas é que o fogo tenha se iniciado com uma bituca de cigarro. ?É difícil afirmar, antes que saia o laudo, mas uma hipótese é que o fogo tenha começado por alguém que jogou uma bituca de cigarro. Muitas pessoas freqüentam o local para buscar material reciclado e qualquer um pode ter iniciado o incêndio sem essa intenção?, explica a corporação.
O incêndio que tomou grandes proporções precisou de 12 homens dos bombeiros, mais ajuda de voluntários para ser contido. O tempo seco facilitou a propagação das chamas.
Outro incidente que pode ter sido causado por imprudência ocorreu no final da tarde de ontem, por volta das 17h50, em um terreno na Rua dos Ferroviários, no Bairro Cidade Nova. Conforme os bombeiros, neste caso, o fogo pode ter sido provocado por alguma faísca que tenha voado até a mata seca. ?As pessoas tem o costume de no fim da tarde varrer o terreno, juntar as folhas secas e por fogo nesse montinho. Qualquer faísca ali pode causar um acidente maior?, aponta.
Já o terceiro incêndio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (12), por volta das 01h30, no Cyber da 27, em Anastácio. Neste caso, o problema é que o telhado da fachada era coberto por palha seca, e mais uma vez, alguma faísca pode ter voado e causado o acidente.