Os índios terenas que ocupam a Fazenda Esperança, em Aquidauna, insistem em continuar nas terras apesar do pedido de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal já ter vencido o prazo na última quinta-feira (27).
?Vamos ficar e lutar até o final. Se precisar ter confronto iremos pra frente?, disse o cacique Isaías. Ele afirma que só vão sair da fazenda se houver uma decisão definitiva para eles. Questionado o que seria essa decisão explicou que é o Governo Federal se posicionar a favor da compra da terra para a comunidade.
Uma equipe da Força Nacional esteve na propriedade ontem (28), conforme informações publicadas na mídia, e almoçou com os indígenas. Os militares tentaram negociar a saída pacífica dos índios, mas não obtiveram sucesso.
O dono da fazenda já pediu apoio da Polícia Federal para os moradores da aldeia desocuparem a propriedade. O advogado dos proprietários da fazenda, Niutom Ribeiro Chaves Junior também esteve na Justiça Federal cobrando o cumprimento da reintegração de posse. ?Já era para ter cumprido a reintegração ontem, mas como as coisas estão devagar, acredito que seja cumprida só na próxima semana?, comentou.