A insônia é um dos transtornos do sono mais comuns na população geral, e é também o distúrbio do sono mais comumente observado nos pacientes com câncer avançado.
Investigadores norte americanos do Midwestern Regional Medical Center publicaram uma pesquisa na revista Supportive Care in Câncer, de Agosto de 2007, na qual descreveram a influência da insônia, na qualidade de vida dos pacientes com tumores avançados. Participaram do estudo 954 pacientes com diagnóstico de câncer, sendo 60,7% do sexo masculino.
A idade média dos participantes foi de 56 anos, sendo que o câncer da mama (26%), o câncer de intestino (19%) e o câncer de pulmão (16%) foram os tumores mais frequentemente diagnosticados. Os resultados demonstraram que a presença de insônia se associou a piora importante da qualidade de vida dos doentes, abrangendo os âmbitos de saúde física, socioeconômicos, psicológicos, espirituais e familiares.
A insônia está fortemente relacionada à diminuição da qualidade de vida de pacientes com câncer. Estratégias preventivas e terapêuticas devem ser direcionadas a este grupo de enfermos, de forma a diminuir o impacto negativo da doença.
Educação
Inscrições estarão abertas de 9 a 12 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet
Serviços
Na publicação, imagem adulterada de policial divulga supostas facilidades, a dispensa de aulas e exames para a emissão do documento obrigatório para a condução de veículos
Voltar ao topo