Programa LIDER, coordenado pelo Sebrae/MS, ajudou a consolidar criação da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal
Lideranças da região do Pantanal se reuniram na última segunda-feira (2) em Campo Grande para o encerramento do Programa LIDER Pantanal (Liderança para Desenvolvimento Regional), coordenado pelo Sebrae/MS. No evento, o grupo apresentou um balanço das ações realizadas e o plano para 2020.
O encontro foi elaborado por representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor que participam do Programa LIDER, que atua em cinco regiões no estado. No Pantanal, ele resultou na criação da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal. Entre os membros que compõe a entidade, estão as instituições Wetlands International, Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), WWF-Brasil e SOS Pantanal.
Desde fevereiro de 2018, os participantes se reúnem para tratar da integração e estruturação de ações no território. Foram cinco fóruns realizados para construir a identidade do grupo e traçar os eixos estratégicos da economia a serem trabalhados na região pela Agência. São eles: Indústria, Turismo, Agronegócio, Cultura Pantaneira e Sustentabilidade do Meio Ambiente.
A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal é responsável por alinhar as demandas locais, mantendo a convergência das políticas públicas municipais e de fomentos estaduais e nacionais voltados ao empreendedorismo. Segundo Alan Striquer, presidente da agência, o programa LIDER foi fundamental para que as pessoas conseguissem ter uma visão mais ampla com a região pantaneira, estruturando a equipe para criar uma agência de sucesso.
“Nessa última etapa tivemos a parceria de um consultor do Sebrae que nos ajudou a concluir o planejamento estratégico e nos preparar para começarmos a trabalhar sozinhos e buscar a atingir nossos objetivos. No último ano o projeto foi direcionado em auxiliar os diretores e outros membros da agência para a estruturação física. Hoje a agência é uma realidade e vem buscando um crescimento diário”, disse Alan.
O gerente da unidade regional do Sebrae/MS, localizada em Bonito, Matheus Oliveira, disse que a agência foi criada com a finalidade de desenvolvimento do Pantanal. “A partir de agora começamos a ver os resultados de dois anos do projeto. O Sebrae pode se tornar um parceiro da agência, à medida que os dois analisem seus interesses e alinhem suas ações”, finaliza.
Polícia
Homem abandonou moto usada no crime no local
Economia
Câmaras arbitrais que desejam atuar em contratos de parcerias do Estado já podem realizar cadastro
Voltar ao topo