X

Lideranças rurais se reúnem com Temer para tratar das demarcações de terras indígenas

Produtores alegam que os indígenas invadem suas terras com apoio da Funai. Órgão do governo diz que terras são indígenas.

Fazenda Querência São José, invadida em fevereiro deste ano. Também da família Bacha. / Google

As demarcações de terras e a atuação da Funai (Fundação Nacional do Índio) frente a essa questão é o tema central da reunião que acontece na manhã desta quinta-feira (16), entre produtores, deputados da Frente Parlamentar de Agropecuária, o vice-presidente Michel Temer (PMDB), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e lideranças rurais de dez estados brasileiros. Marcada inicialmente para a terça-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília, a reunião foi transferida por três vezes até ser agendada para as 10h de hoje.

O encontro é mais que necessário diante do conflito constante entre os indígenas e os produtores rurais. De um lado os produtores alegam que os indígenas invadem suas terras com apoio da Funai. Do outro o órgão do governo diz que os locais onde os índios ocupam são comprovadamente terras indígenas. Sem solução para a crise, os produtores pedem ação do governo.

Ontem mesmo, a Fazenda Buriti, localizada em Sidrolândia, de propriedade de Ricardo Bacha, foi invadida por volta das 4 horas da madrugada por índios Terena. A mulher dele e o filho foram mantidos reféns pelos Terenas. O produtor rural que estava em Brasília para a reunião precisou retornar a Campo Grande diante do problema. ?Eu vim prestar depoimento de quem vive o problema, embora não imaginasse que ele tomasse a proporção que tomou?, afirma Bacha, referindo-se ao fato da esposa e do filho estarem isolados devido ao cerco dos índios à propriedade invadida.

Na região onde fica a fazenda da família Bacha são 17 áreas ocupadas. O Mato Grosso do Sul tem atualmente 56 propriedades invadidas.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel o que aconteceu ontem é mais um episódio de uma situação anunciada. ?Viemos denunciando e alertando sobre a violência crescente. E nos deixa temerosos em relação ao que possa acontecer daqui pra frente?, finaliza.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Trânsito

Motorista perde controle do veículo e colide com árvore em Anastácio

Duas crianças estavam no carro

Política

Descontos indevidos no INSS expõem falhas e mobilizam governo

Ministro reconhece falhas e lança plano para evitar descontos indevidos em aposentadorias

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo