X

Maçã tem vitaminas e minerais essenciais para o organismo, destaca especialista

De fruta do pecado a importante fonte nutritiva, rica em substâncias fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo humano. Esta, segundo a nutricionista Gabrielle Macedo, é a definição da maçã, alimento muito comum no cardápio dos brasileiros e, de acordo com estudos, repleta de princípios nutritivos e vitaminas que estimulam e regulam o metabolismo.


De acordo com a especialista, a maçã é importante fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) e sais minerais, como fósforo e ferro. "As vitaminas do Complexo B ajudam a regular o sistema nervoso e evitam problemas de pele, problemas no aparelho digestivo e queda dos cabelos. Já os minerais previnem o cansaço mental e contribuem diretamente para a formação dos ossos e dos dentes".


A nutricionista explica, ainda, que a fruta é uma importante fonte de fibras, substâncias que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e que estabilizam a concentração de açúcar no sangue. "Uma maçã (peso médio de 100gr) fornece, aproximadamente, 10% da quantidade de fibras que necessitamos ao dia. A principal fibra encontrada na maçã é a pectina, indicada principalmente para pessoas que sofrem com colesterol elevado e para diabéticos", conta.


A maçã é, também, uma importante fonte de ácido málico, responsável pela diminuição de secreções e pelo combate de diversos problemas que causam, entre outros, inflamações na boca, garganta e intestinos. "Não foi comprovado cientificamente, mas talvez se deva ao ácido málico uma revelação feita por um estudo realizado na Finlândia. Segundo a pesquisa, existe uma forte relação entre o consumo de maçã e a redução dos riscos de câncer de pulmão. O ácido málico trabalha diretamente no sangue e nos tecidos, eliminando o 'lixo' originado pelo metabolismo", completa a especialista.


Além das vitaminas e sais minerais, a maçã é uma importante fonte de flavonoides, substâncias responsáveis pela redução do risco de doenças do coração, derrames e que possuem, também, atuação no combate ao câncer.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

PRF lança operação nacional para reforçar segurança nas rodovias

Diretor do órgão quer autorização para contratar aprovados em concurso

Saúde

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024

Aumento representa um quadro preocupante de saúde pública

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo