24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Economia

Maioria dos consumidores da região pantaneira prioriza comércio local

Pesquisa indica que negócios locais ‘saíram na frente’ realizando adequações; expectativa é que região se recupere mais rápido dos impactos da Covid-19

18 MAI 2020 - 10h55min
Sebrae/MS

Em Mato Grosso do Sul, a região pantaneira tem se destacado no que se refere a amenizar os impactos da pandemia de Covid-19 na economia estadual. Conforme levantamento divulgado pelo Sebrae e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio/MS, os consumidores de Corumbá e Ladário são os que mais priorizam comprar do comércio local, mesmo que à distância.

Segundo o estudo, 89% dos consumidores relataram que, ao fazer compras, os negócios locais são prioridade. O cenário pode ser explicado por fatores geográficos – como um maior prazo de entrega para produtos comprados de lojas online por questões logísticas –, e principalmente pela preferência do consumidor, ao comprar de empresas que já conhece na sua cidade.

A pesquisa mostra ainda que, para atender à demanda da população, 90% dos empresários mudaram os canais de comercialização – neste ponto, o índice da região também foi o que obteve o maior destaque de Mato Grosso do Sul. A expectativa é que, passada a pandemia relacionada ao novo coronavírus, a recuperação econômica em Corumbá e Ladário tenderá a ser mais rápida em comparação às outras mesorregiões do Estado.

Conforme a analista do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, os empreendedores agiram rapidamente. “As empresas da região foram as que mais alteraram os canais de comercialização, mostrando que houve uma rápida adequação a uma nova necessidade do mercado, fator fundamental para a manutenção das vendas”.

A pesquisa aponta ainda que 48% dos empresários entrevistados irão manter as alterações realizadas nos canais de comercialização, incluindo por exemplo novos canais. Entre eles, estão especialmente os digitais, como sites, redes sociais e aplicativos, como o WhatsApp.

Para Vanessa Schmidt, é importante que os negócios busquem as necessidades dos clientes. “Os canais de comercialização são utilizados tanto para a venda de produtos quanto para conseguir manter a proximidade e a rápida comunicação. A maioria dos consumidores pesquisados ressaltaram que preferem comprar do comércio local, embora queiram se sentir seguros. Por isso, é fundamental que as lojas físicas se adequem para atender ao novo comportamento”.

Além de se atentar ao novo padrão de consumo, a orientação do Sebrae para os empreendedores é que tenham atenção redobrada à gestão da empresa. “O momento exige que o empresário faça uma gestão cuidadosa do seu negócio, acompanhando os indicadores da empresa, revendo custos e processos, aumentando a eficiência da operação e buscando orientação para a correta tomada de decisão”, finaliza a analista.

Pesquisa

A pesquisa “Impactos do Coronavírus no Comércio de Bens e Serviços de Mato Grosso do Sul” ouviu 1.717  consumidores de todo o estado, entre os dias 06 a 27 de abril com 95% de nível de confiança e 5% de margem de erro; e 217 empresários, entre 15 a 22 de abril, com 95% de nível de confiança e 6,5% de margem de erro.

O estudo foi realizado online com envio para todos os municípios do Estado. Ao todo, 18 cidades responderam, agrupadas em quatro mesorregiões para amostras mais representativas do comportamento regional: Centro-Norte (Campo Grande e Coxim), Leste (Três Lagoas), Pantanais (Corumbá/Ladário) e Sudoeste (Dourados e Bonito).

 

Mais Lidas

1
Aquidauana

Motociclista tem mal súbito e morre em rua da Santa Terezinha

2
Aquidauana

Câncer tira a vida de Lilian, agente comunitária de saúde em Aquidauana

3
Geral

Inmet alerta: vendaval na região pantaneira e para outras 33 cidades de MS

4
Geral

Velório de Lilian Oliveira está sendo realizado nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Locadora de Veiculos

JJ Locadora de Veículos e Motos

Rua Coronel Ponce, 1568 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 9246-7744
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Marcolino Lili

Distrito de Taunay, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Fazenda 23 de Março

Acesso por Miranda ou Taunay, ------ ------- - 79002-364 Aquidauana/MS (67)321-4737 / 9997- www.fazenda23demarco.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo