25 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Masturbação infantil: saiba como os pais devem agir

27 FEV 2016 - 13h00min
Doutissima
Desde os primeiros meses de vida, a criança começa uma jornada pela exploração do próprio corpo, chegando às zonas erógenas entre os 4 e 6 anos de idade. Para a criança, a masturbação infantil é apenas uma manifestação curiosa de exploração biológica do corpo, e, quando percebe que é prazerosa, passa a se repetir.
 
Porém, para os adultos, a situação ainda é tratada com preconceito e cercada de muitos tabus. Os pais e professores geralmente não sabem lidar com o ato, que deve ser encarado como algo natural ? sem repressão.
 
Como lidar com a masturbação infantil
 
Lidar com a masturbação infantil ou atos de interesse nos genitais de outras crianças é uma dificuldade para muitas pessoas. Como o prazer do adulto está além do físico, é comum que os pais se assustem quando confrontados com a situação. Porém, para a criança, é apenas uma experiência sensorial, que deve ser compreendida como uma curiosidade natural, uma forma de exploração corporal.
 
Conhecer o próprio corpo e explorá-lo faz parte do desenvolvimento infantil, e a masturbação é apenas um dos fatores. Por volta dos 4 aos 6 anos, as crianças começam a perceber as diferenças que entre meninos e meninas e a se identificar com a figura do pai ou da mãe. Ao explorar o corpo, algumas crianças vão encontrar mais prazer e repetir com mais frequência, enquanto outras nem tanto, isso varia bastante.
 
No entanto, ao contrário dos adultos e adolescentes, as crianças não agem com malícia ao praticar a masturbação infantil. A manipulação dos genitais é especificamente sensorial, ou seja, sentem apenas que aquela brincadeira é prazerosa e relaxante.
 
Quando é preciso intervir
 
Nessa fase, a função dos pais é acompanhar e orientar os filhos, sem reprimi-los ou falar que aquilo é errado. É preciso ajudar os pequenos a entender que o toque nos órgãos sexuais não é para ser praticado na frente das pessoas, chamando a atenção para outras ações sem repreendê-los e sem erotizar a situação.
 
Como a masturbação infantil é algo íntimo, essa intervenção, quando necessária, também deve ser. A abordagem deve ocorrer em particular, com uma conversa tranquila e natural. Os meninos e meninas precisam entender que o pênis e a vulva são partes do corpo para serem lidados quando eles estiverem sozinhos. Isso também ajuda as crianças a perceberem que o corpo é exclusividade delas.
 
Nunca se deve bater, xingar ou reprimir as crianças para tratar a masturbação infantil, mesmo se o comportamento for insistente. A criança ainda não entende que, moralmente, o comportamento em público não é bem aceito. E é responsabilidade dos pais ter calma e discernimento para ajudá-la a compreender isso.
 
Os pais devem ficar atentos à intensidade com que acontece. O ato se torna exagerado e motivo para preocupação quando a criança só quer fazer isso e nada mais, desviando a atenção por breves momentos, mas voltando à masturbação. Nesses casos, a família deve procurar um atendimento especializado.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após tempestade na madrugada, chuvas e ventos fortes continuam

2
Aquidauana

Caminhonete capota na BR-262 após atropelar tamanduá

3
Geral

Em Campo Grande, homem é atacado por jacaré no Lago do Amor

4
Turismo

Camisão ganha primeira vinícola de MS e prova que Pantanal também pode ser produtor de vinho

Informe Publicitário

Informe

Ao fazer o bem, Rede Atlântico garante doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Luiz Eduardo de Arruda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Médicos

Eliane Apda de B. M. Leal - Oftalmologista

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2558
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 7

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3422
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo