X

Medo de doença pode explicar rejeição a obesos

As pessoas gordas são rejeitadas pelas magras pela sensação de medo que criam nestas últimas de que carregariam alguma doença ou deficiência, segundo concluíram pesquisadores canadenses.


Segundo o estudo publicado na revista científica Evolution and Human Behaviour, nossos cérebros foram desenvolvidos para reagir a sinais exteriores de doenças, como feridas e queimaduras, criando um "mecanismo de rejeição" a elas.


"Indivíduos acima do peso evocam respostas comportamentais e emocionais simalares às emitidas por pessoas doentes, desfiguradas ou com algum tipo de deficiência: distanciamento, repugnância e exclusão social", diz o estudo.


Vulneráveis


Através da aplicação de um questionário, os pesquisadores descobriram que o sentimento de rejeição contra os obesos foi mais observado entre os que têm mais medo de contrair doenças.


Pessoas que admitiram "ficar muito incomodadas com quem espirra sem tapar a boca" foram também as que mais concordaram que "se fossem empregadores, evitariam contratar uma pessoa gorda", observam os cientistas.


É improvável, no entanto, que os humanos tenham desenvolvido um mecanismo psicológico específico de resposta à obesidade, que é um fenômeno historicamente recente.


Considerando-se que o mecanismo humano de defesa contra doenças é ativado pela visão, a imagem de corpos obesos faria as pessoas magras pensarem que são vulneráveis a doenças, segundo os cientistas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Oportunidades

Mineradora abre mais de 200 vagas de emprego em Corumbá

As oportunidades são para atuação na operação da mina, usina de beneficiamento, operação de equipamentos móveis e outras

Obras

Estradas vicinais de Aquidauana passam por manutenção

Equipes municipais realizam limpeza e reparo nas vias

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo