X

Rosângela Garcia, psicóloga responsável pela coordenação de todo o projeto / Divulgação / Assessoria

Os questionamentos em torno da importância dos trabalhos extracampo dos clubes de futebol são contínuos, principalmente com relação às eficácias dentro das quatro linhas. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o Aquidauanense resolveu apostar suas fichas no desenvolvimento psicológico de alguns atletas durante a competição estadual, desde o ano passado. O resultado foi considerado positivo pela diretoria, ao ponto de ter sua comprovação com recentes negociações dos jogadores atendidos para grandes times nacionais e a boa campanha do Azulão no Campeonato Sul-Mato-Grossense 2013.
A responsável pela coordenação de todo o projeto foi a psicóloga Rosângela Garcia. Num período de dois meses e meio, a profissional realizou um trabalho denominado de Coaching de Resultados, baseado no método desenvolvido por Suzy Fleury, psicóloga famosa por atuar no segmento esportivo. As sessões de atendimento com os jogadores aconteceram uma vez por semana, focadas no desenvolvimento do estímulo pessoal e profissional.
O objetivo específico foi aumentar a capacidade de produzir performances e resultados em alto nível. ?O Coaching de Resultados é o que chamamos de ciclo de excelência. O trabalho foi realizado com alguns jogadores do Aquidauanense, que demonstraram os benefícios do atendimento logo após as primeiras sessões. De forma geral, trouxemos os atletas para a realidade", explica a especialista.
"A maneira de potencializamos suas habilidades, seus conhecimentos e aprimorarmos suas atitudes foram primordiais para colocá-los na função de transformar o sonho do êxito, que parecia distante, em injeção de ânimo para alcançar metas conforme evidenciavam que era possível?, completa Rosângela, reforçando o trabalho como funcional também fora do âmbito esportivo.
Comprovação
Três jogadores do Aquidauanense receberam atenção especial no desenvolvimento do Coaching. Felipe Ávalo, Jefferson Gibran e Claudio Falcão foram revelados na categoria de base do clube e tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, atuarem na equipe principal na competição que reuniu os principais times do Mato Grosso do Sul. O trio foi acompanhado de perto por Rosângela, que viu nos garotos a maneira de colocar em prática a experiência positiva.
Mesmo com a eliminação do time de Aquidauana na fase inaugural dos confrontos finais deste ano, os jogadores estiveram entre os nomes de destaque da competição. Além disso, receberam propostas significativas para a carreira e já figuram em outros plantéis. Gibran e Falcão foram para o Internacional de Porto Alegre. Felipinho deu continuidade à sua carreira no Goiás.
?O trabalho de Coaching fez com que o meu poder de confiança aumentasse nos jogos pelo Aquidauanense. Outro ponto desenvolvido comigo foi a parte da coletividade. Minha comunicação com os companheiros aumentou de maneira a que eu exercesse a função de ajudá-los mais que simplesmente focar no meu desempenho pessoal?, comentou Jefferson Gibran, 19 anos, um dos artilheiros do Estadual, que recebeu da Federação Sul-Mato-Grossense de Futebol o mérito de revelação da competição.
Para Felipinho, as melhorias psicológicas foram fundamentais para sua evolução como atleta e, claro, para a ida ao novo clube. ?Com o trabalho consegui exercer um poder de liderança, melhorei minha concentração e conseguir sobressair de situações negativas em jogos importantes. Por isso, considero a ação fundamental para o posto profissional que vou exercer a partir de agora, com a camisa do Goiás?, argumentou.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

FGTS: acaba a segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário

Valores acima de R$ 3 mil serão pagos a trabalhadores demitidos

Luto

Aos 91 anos, morre ator Francisco Cuoco

Artista estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo