O modo de segurar o bebê no colo diz muito sobre o estado mental da mãe, disseram pesquisadores britânicos na quarta-feira (29).
O estudo mostrou que mães que seguravam os bebês com o braço direito demonstravam sinais de estresse e podiam estar sob risco maior de depressão, afirmou Nadja Reissland, psicóloga do desenvolvimento da Universidade Durham, que comandou a pesquisa.
A explicação, porém, é um mistério, disseram os pesquisadores, que publicaram o estudo no "Journal of Child Psychology and Psychiatry". "O que ele mostra é que as mães que pegam o bebê no colo com o braço direito podem estar estressadas", disse Reissland numa entrevista por telefone. "Não há explicação do por quê."
A equipe de Reissland pediu a 79 mães que segurassem seus recém-nascidos em casa e depois completassem um questionário sobre seu estado mental. Os cientistas observaram que, das mães que não demonstravam sinais de estresse ou depressão, 86 por cento preferiam segurar os bebês à esquerda. Segurar no colo do lado direito era mais proeminente entre as mulheres estressadas. Reissland observou que não havia ligação entre a mãe ser destra ou canhota.
As conclusões não são absolutas e não significam que as mães estão estressadas se levam os bebês no colo do lado direito, disse ela. Mas representam mais um sinal para ajudar a identificar mães estressadas sob risco de depressão, afirmou.
Educação
Na segunda e terça-feira, 7 e 8, será possível recorrer e corrigir dados da inscrição
Segurança
Evento é um procedimento de praxe na véspera da eleição
Voltar ao topo