X

O modo de segurar o bebê no colo diz muito sobre o estado mental da mãe, disseram pesquisadores britânicos na quarta-feira (29).


O estudo mostrou que mães que seguravam os bebês com o braço direito demonstravam sinais de estresse e podiam estar sob risco maior de depressão, afirmou Nadja Reissland, psicóloga do desenvolvimento da Universidade Durham, que comandou a pesquisa.


A explicação, porém, é um mistério, disseram os pesquisadores, que publicaram o estudo no "Journal of Child Psychology and Psychiatry". "O que ele mostra é que as mães que pegam o bebê no colo com o braço direito podem estar estressadas", disse Reissland numa entrevista por telefone. "Não há explicação do por quê."


A equipe de Reissland pediu a 79 mães que segurassem seus recém-nascidos em casa e depois completassem um questionário sobre seu estado mental. Os cientistas observaram que, das mães que não demonstravam sinais de estresse ou depressão, 86 por cento preferiam segurar os bebês à esquerda. Segurar no colo do lado direito era mais proeminente entre as mulheres estressadas. Reissland observou que não havia ligação entre a mãe ser destra ou canhota.


As conclusões não são absolutas e não significam que as mães estão estressadas se levam os bebês no colo do lado direito, disse ela. Mas representam mais um sinal para ajudar a identificar mães estressadas sob risco de depressão, afirmou.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Idosa perde R$ 13,6 mil após cair em golpe por WhatsApp em Campo Grande

A Polícia Civil alerta para que a população desconfie de contatos que pedem dados pessoais ou bancários

Economia

Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR em um mês

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo