A Core/MS (Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul), por meio do Pólo-base de Caarapó, no sul do estado, realiza a I Campanha de Saúde Bucal em crianças indígenas. Dividida em três etapas, a campanha tem como objetivo realizar tratamentos dentários em crianças indígenas diagnosticadas com deformidade bucal. No dia 18 de Julho foi realizada a primeira etapa na escola da aldeia Caarapó.
Hoje, será realizada a segunda fase no mesmo local. A campanha será encerrada no dia 11 de agosto com previsão de atendimento para 100 crianças. A atividade, que é coordenada pelas odontólogas do Pólo-base Andréa Peixoto Leal e Scheila Adriana Milhan Gonçalves, tem como prioridade o tratamento dos dentes cariados e a extração. Antes do tratamento, as profissionais realizam um levantamento epidérmico de cárie dental chamado CPO-D.
"Esperamos aproximadamente 40 crianças neste sábado. Todas foram diagnosticadas para o tratamento", confirma Andréa.
O Chefe do Pólo-base, Adalberto Araújo, informou que durante a campanha as crianças indígenas participam de um dia de lazer. "Além de passar um vídeo animado para eles, teremos uma cama elástica para a diversão dos estudantes", destaca. Às mães também assistem um vídeo sobre a importância do tratamento bucal e da saúde dos dentes. A I Campanha de Saúde Bucal será encerrada no dia 11 de agosto.
Ainda neste sábado, o governador André Puccinelli vai a São Gabriel do Oeste, onde participa da 14ª Festa do Leitão no Rolete.
Na agenda do governador consta uma reunião com dirigentes do frigorífico de aves e com o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, para discutir a possibilidade de transferência para Campo Grande.
Educação
Mais de 300 celulares apreendidos pela Polícia Penal de Mato Grosso do Sul
Saúde
Boletim indica 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 18 estão em investigação
Voltar ao topo