04 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Empoderamento

Mulheres de Anastácio criam movimento feminista de incentivo a leitura

O grupo busca o empoderamento feminino através da leitura

7 MAR 2020 - 09h00min
Kamila Alcântara

Acontece nesse sábado (7), a partir das 16h, o 7º Encontro do Grupo Feminista Empoderadas pela Leitura, na Rua Índio Neco em Anastácio. O principal objetivo do grupo é a reflexão sobre a realidade das mulheres da região, independente da idade, orientação sexual, crença ou cor.

Delivery Amorim_02

Segundo a organização, as únicas exigências para participar do grupo são o respeito ao próximo e abrir o coração para leitura, a leitura que busca o empoderamento das mulheres e adolescentes. 

Esse iniciativa foi criada pela professora de Anastácio, Flávia Rohdt, em julho do ano passado e, desde então, vem se fortalecendo a cada encontro. Juntas, elas já colocaram em pauta questões de política, economia, feminismo e maternidade. Como todo cidadão, elas criaram um grupo no Whatsapp, onde são quase 50 mulheres ativas.

“Hoje nosso grupo é utilizado para notícias, informações e campanhas de toda ordem e conta com 50 participantes. Temos também uma página no Facebook e um perfil no Instagran. Todo início de mês escolhemos uma obra, a qual tem o tempo de 30 dias para ser lida. Fazemos sempre no primeiro sábado de cada mês para discussão do livro lido”, explica Flávia Rohdt.

O grupo é eclético, há mulheres de todas as idades, religiões, orientações sexuais, posicionamentos políticos e credos. 

“Não há qualquer impedimento para participar. Entendemos que há a necessidade do acolhimento incondicional. Que toda forma de pensar é válida e que paradigmas só afastam as pessoas. No nosso grupo todas são convidadas a expressar o seu eu e a buscar sua identidade através do conhecimento”, ressalta Daiane dos Santos, uma das integrantes.

Para cada encontro mensal, presencial, entre as integrantes dos grupos e as convidadas, é feito antes uma escolha democrática de um livro, para ser lido durante aquele mês que antecede o encontro. As leituras são sempre diversas e de temas contemporâneos. 

Neste sábado, o livro a ser a discutido pelas leitoras será “Amor Líquido”, de Zygmund Bauman, que foi um sociólogo e filósofo polonês, professor emérito de sociologia e faleceu em 2017.Bauman é considerado um dos mais importantes pensadores contemporâneos.

A escolha desse livro e desse autor para o grupo é um reforço à estética feminista como ponto principal, incentivando as mulheres a lerem, conhecerem outras visões e reflexões e buscarem por meio das leituras conseguirem expor ideias e debater sobre todas as áreas do conhecimento. 

Em nota, as integrantes do grupo explicam que “Nesse mês, discutiremos Bauman e buscaremos entender o porquê das fragilidades dos laços das relações humanas, do que constitui a fluidez dos relacionamentos e de como as redes sociais influenciam o ‘amor líquido’”.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Empresário é encontrado morto pelo próprio pai

2
Aquidauana

"Tenho certeza que meu pai não teria sofrido tanto se tivesse sido vacinado", diz aquidauanense

3
Policial

Jovem é preso após agredir ex-companheira e filha de 7 meses

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min15 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min15 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Candido Mariano

Rua Candido Mariano, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3472
Escolas Estaduais

Escola Estadual Marly Russo

Rua Marli Russo, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4202
Pousadas

Recanto Barra Mansa - Rio Negro

, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 325-6807 / www.hotelbarramansa.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo