24 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->

No dia de São Francisco, papa visita a cidade de Assis

Pontífice homenageou o santo no qual se inspirou para escolher o nome com que comanda a Igreja. E pediu a católicos mais cuidados com os pobres.

4 OUT 2013 - 14h10min
Veja
Nesta sexta-feira, dia em que os católicos celebram São Francisco de Assis, o papa Francisco faz uma visita à cidade italiana em que viveu o santo, homenageado pelo pontífice por meio do nome com o qual Francisco assumiu o comando da Igreja. Acompanhado dos oito cardeais com os quais esteve reunido nos últimos dias para tratar da reforma da Cúria, o papa visitou o santuário do século XIII que guarda o nome de São Francisco. E, em sua homilia, lembrou a vida do santo para tratar de um tema recorrente em seus discursos: a pobreza. Falou também sobre a tragédia em Lampedusa, em que pelo menos 300 imigrantes africanos a caminho da Itália morreram em um naufrágio.
 
O papa afirmou que gostaria que a Igreja Católica de hoje se assemelhasse a São Francisco, como uma ?igreja dos pobres?. O pontífice deu início à homilia dizendo que viajou a Assis como um peregrino. E recordou que, após um encontro com Jesus, São Francisco abandonou uma vida cômoda e superficial para abraçar a pobreza. Segundo ele, muitos associam o santo à paz, mas poucos aprofundam essa ideia. ?A paz franciscana não é um sentimento açucarado?, afirmou. ?E também não é uma espécie de harmonia panteísta com as energias do cosmos?, prosseguiu. ?A paz de São Francisco é a de Cristo e a encontra quem carrega com seu jugo. E este jugo não se pode levar com arrogância, com presunção, com soberba, mas só com mansidão e humildade de coração?, acrescentou.
 
Ao chegar a Assis, o papa defendeu uma igreja solidária com os deficientes e as pessoas marginalizadas. "Hoje é um dia de lágrimas", afirmou, sobre o naufrágio em Lampedusa. "Ao mundo não importa se as pessoas devem fugir da escravidão, da fome, buscando a liberdade", lamentou. Francisco pediu aos católicos que se inspirem no modelo de São Francisco, que abriu mão de todos os bens e viveu na pobreza. O papa argentino condenou também "o espírito mundano", a que classificou como "lepra, câncer da sociedade, que mata a Igreja".
 
O papa visita Assis pela primeira vez para rezar diante do túmulo do santo italiano. A visita de dez horas, de grande valor simbólico, permitirá a Francisco desenvolver suas ideias sobre o desejo de construir uma igreja simples. Na primeira visita do dia, ao Instituto Católico de Atendimento aos Deficientes Físicos e Mentais Serafico, ao pé do monte Subiaco, o papa saudou 80 pacientes, um a um, com palavras e gestos de carinho. Neste dia de luto na Itália após a tragédia com os imigrantes africanos, o sumo pontífice pediu aos cristãos que reconheçam as feridas de Jesus em toda pessoa que é "a carne de Cristo". (Com agências EFE e France-Presse)
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Empresário atira após discussão com gerente de loja no centro de Aquidauana e acaba preso

2
Aquidauana

Ao lado da avó de 77 anos e amigas, Isabela comemorou aniversário em pesca noturna

3
Policial

Jovem volta para almoçar e descobre que casa foi arrombada e furtada

4
Policial

PRF prende em Anastácio trio que tentava chegar à fronteira com carro roubado

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O SONHO DO LÍDER É AGITADO"

Rosildo Barcellos

Poluição como questão de saúde pública!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 / 32 www.opantaneiro.com.br
Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Supermercados

Mercado e Açougue Vale Verde

Antonio João esquina com Rua dos Ferroviários, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Supermercado Siriema
Fale com a redação