X

Nova gripe pode levar um ano para ser dominada, diz OMS

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta terça-feira (29) - em entrevista publicada pelo jornal suíço "Le Temps" - que a nova gripe não será contida antes de 2011. Segundo ela, ainda é cedo para declarar que a pandemia chegou ao ápice em todo o mundo.


"Devemos continuar sendo prudentes e observando a evolução da pandemia nos próximos seis a doze meses antes de cantar vitória. É cedo demais para dizer que passamos do auge da pandemia de gripe em escala mundial. O inverno (boreal) ainda é longo", disse Margaret.


Segundo ela, o surto do vírus A (H1N1) atingiu seu maior nível nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países do hemisfério norte. Mas nem todos os países registraram picos da doença, e o inverno mal começou.


Margaret Chan disse ao "Le Temps", de Genebra, que não houve um aumento do número de casos da doença na África. A razão para isso pode ser o baixo volume de registros ou porque o surto na região ainda vai acontecer.


Chan disse também que o mundo ainda não está preparado para combater uma eventual pandemia do vírus H5N1, da gripe aviária. Ela enfrentou surtos dessa doença, mais letal que a gripe suína, quando era secretária de Saúde de Hong Kong.


"Digo sem hesitação: não estamos nada preparados. Realmente espero que o mundo jamais tenha de enfrentar uma pandemia de gripe aviária", afirmou.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Mudanças climáticas afetam saúde de 70% dos trabalhadores no mundo

Os dados constam de relatório da OIT divulgado nesta segunda-feira

Policial

4ª fase da Operação Mute iniciou hoje

O foco é a implementação do telamento nos pavilhões das unidade prisionais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo