X

Nova gripe pode levar um ano para ser dominada, diz OMS

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta terça-feira (29) - em entrevista publicada pelo jornal suíço "Le Temps" - que a nova gripe não será contida antes de 2011. Segundo ela, ainda é cedo para declarar que a pandemia chegou ao ápice em todo o mundo.


"Devemos continuar sendo prudentes e observando a evolução da pandemia nos próximos seis a doze meses antes de cantar vitória. É cedo demais para dizer que passamos do auge da pandemia de gripe em escala mundial. O inverno (boreal) ainda é longo", disse Margaret.


Segundo ela, o surto do vírus A (H1N1) atingiu seu maior nível nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países do hemisfério norte. Mas nem todos os países registraram picos da doença, e o inverno mal começou.


Margaret Chan disse ao "Le Temps", de Genebra, que não houve um aumento do número de casos da doença na África. A razão para isso pode ser o baixo volume de registros ou porque o surto na região ainda vai acontecer.


Chan disse também que o mundo ainda não está preparado para combater uma eventual pandemia do vírus H5N1, da gripe aviária. Ela enfrentou surtos dessa doença, mais letal que a gripe suína, quando era secretária de Saúde de Hong Kong.


"Digo sem hesitação: não estamos nada preparados. Realmente espero que o mundo jamais tenha de enfrentar uma pandemia de gripe aviária", afirmou.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

PRF lança operação nacional para reforçar segurança nas rodovias

Diretor do órgão quer autorização para contratar aprovados em concurso

Saúde

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024

Aumento representa um quadro preocupante de saúde pública

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo