X

Novidades no tratamento da obesidade

Pesquisadores do Dana-Faber Cancer Institute, em um artigo publicado no Cell Metabolism em julho deste ano, apontam para novos tratamentos da obesidade a partir de estudos baseados no metabolismo e análise de células de gordura de bebês e de camundongos.


Segundo os pesquisadores, os bebês possuem o que se considera "células-marrons" - células de gorduras capazes de "queimar" as calorias ao invés de armazená-las. Acredita-se que, com o crescimento, essas células se tornam raras entre os adultos, sendo substituídas por "células-brancas", que possuem características opostas às primeiras. Assim, à medida que essas células acumulam calorias, a pessoa aumenta o peso. Essa descoberta levou os cientistas a pensarem sobre a possibilidade de ampliar as "células-marrons" em adultos como uma estratégia de terapia contra a obesidade.


As "células-marrons" são importantes para a sobrevivência. Graças a elas, os bebês, e da mesma forma os ratos, são capazes de produzir calor, o que os auxilia a se proteger do frio. O gene responsável pela transformação das "células-marrons" em "células-brancas" é o PRDM16. Ele foi descoberto pelo cientista Bruce Spiegelman, da Escola de Medicina de Harvard. Modificações feitas em laboratório permitiram o surgimento de células de gordura capazes de se transformar em "células-marrons" ou invés de "células-brancas". Entretanto, a capacidade de transformação dessas últimas células em "consumidoras de calorias" ainda não foi possível in vitro.


Empolgados com as descobertas, os pesquisadores estão almejando novos estudos. Um deles seria a criação de medicamentos capazes de estimular a reversão das células de gordura em "células-marrons", a partir de proteínas produzidas com o gene PRDM16. Outra pesquisa possivelmente em vista é a elaboração dessas células em laboratório, sendo as mesmas posteriormente utilizadas como um tratamento injetável. Novidades quanto à terapia certamente surgiram em breve.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Celulares apreendidos são entregues à Rede Pública de Ensino de MS

Mais de 300 celulares apreendidos pela Polícia Penal de Mato Grosso do Sul

Saúde

MS registra 15.913 casos confirmados de dengue

Boletim indica 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 18 estão em investigação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo