20 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->

Obesidade saudável é um mito, diz pesquisa

Embora estudos tenham sugerido que algumas pessoas obesas podem ser tão saudáveis quanto as magras, especialistas canadenses ressaltam que nenhum excesso de peso é positivo

7 DEZ 2013 - 14h00min
Veja
Uma pequena parcela de estudos sugere que alguns obesos podem ser tão saudáveis quanto pessoas magras, uma vez que não apresentem distúrbios metabólicos como pressão e colesterol altos ou diabetes. Um time de especialistas no Canadá, porém, alerta: isso é um mito. De acordo com esses estudiosos, pessoas com excesso de peso, mesmo livres desses problemas, têm maior risco de vida, chances de sofrer um ataque cardíaco ou AVC a longo prazo, em comparação com aqueles que estão no peso ideal.   
 
?Essa informação sugere que o aumento do peso corporal não é uma condição benigna, mesmo com a ausência de problemas metabólicos, e é um argumento contra o conceito de obesidade saudável?, diz Ravi Retnakaran, professor associado da Universidade de Toronto, no Canadá, e um dos autores do estudo. Para os especialistas canadenses, portanto, todo o ganho de peso é prejudicial, podendo, por exemplo, aumentar ao longo dos anos os níveis de gordura acumulada no fígado e levar, no futuro, a um quadro de diabetes ou disfunção hepática.
 
A pesquisa se baseou nos dados de mais de 61.000 pessoas que foram acompanhadas ao longo de dez anos, em média. A equipe comparou o risco de vida, ataque cardíaco e AVC entre os participantes. De acordo com o estudo, pessoas com obesidade ou sobrepeso que não tinham problemas metabólicos apresentaram um risco 24% maior de infarto, AVC ou morte ao longo desse período do que participantes que estavam no peso ideal e livres de distúrbios do metabolismo. O maior risco de eventos cardíacos e morte foi apresentado por pessoas que algum problema metabólico, independentemente do peso.
 
Para Caroline Kramer, coordenadora do estudo, as pesquisas que sugeriram que uma pessoa obesa pode ser tão saudável quanto alguém que não tem excesso de peso olharam apenas para a relação entre o peso do individuo e o risco de doenças, sem avaliar a fundo a saúde metabólica deles. Outras pesquisas, diz ela, foram feitas com poucos participantes ou durante um curto período de tempo, o que pode prejudicar as conclusões. O estudo de Kramer foi publicado nesta semana no periódico Annals of Internal Medicine.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Charges

Triste

2
Anastácio

Foragido é preso pela PM dentro de casa abandonada em Anastácio

3
Aquidauana

Idoso é preso por dirigir embriagado no centro de Aquidauana

4
Policial

Após ter R$ 5 mil furtados, mulher volta a ser alvos de bandidos em menos de 1 mês

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,83m
Miranda
1,38m
Paraguai
(-) 30

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Seus...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O LÍDER"

Mariana Thomé

Home oyster: você sabe o que é?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Tio Sam

Rua Duque de Caxias, 809 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Carlos Eduardo Nunes - Anestalsiologista

Hospital da Cidade, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Ver Mais
Fale com a redação