X

Pacientes infartados recebem radiação igual a 850 raios-X

Norte-americanos infartados recebem uma média de radiação equivalente a 850 exames de raio-X no tórax durante a internação. Esse valor corresponde a um terço do total de radiação acumulada que um trabalhador de ambientes radioativos pode receber por ano.


Os dados são de um estudo da Duke University Medical Center e foram apresentados no congresso da American Heart Association, nos EUA. Foram avaliadas informações de 35.707 pacientes admitidos em 2008 em 55 hospitais universitários dos Estados Unidos.


Para os pesquisadores, o excesso de radiação ocorre porque os especialistas consideram cada procedimento de maneira isolada, sem levar em conta o efeito cumulativo das emissões. Entre as intervenções que emitem radiação estão o cateterismo e a tomografia computadorizada, além do próprio exame de raio-X.


"O cateterismo é um dos procedimentos mais importantes para tratar um infarto e se pensa que a maior parte da exposição à radiação deveria ocorrer por causa desse procedimento. Mas percebemos que a técnica foi responsável por menos da metade da média de acúmulo de radiação", disse Prashant Kaul, líder do estudo.


Segundo a American Heart Association, houve um aumento de 700% entre 1980 e 2006 no número de exames que emitem radiação feitos no país.


Para o cardiologista Luiz Antonio Machado César, diretor da Unidade de Coronariopatia Crônica do InCor (Instituto do Coração) de São Paulo, os resultados do estudo podem ser extrapolados para o Brasil.


"O excesso de exames é uma preocupação geral. Se pegarmos os grandes hospitais, cujos pacientes podem pagar por exames, veremos que a realidade é mesma: a pessoa passa for diversos testes, muitas vezes desnecessários", diz.


A exposição à radiação ao longo da vida pode aumentar o risco de aparecimento de câncer. Por isso, a indicação de exames que emitem esse tipo de energia deve ser bem avaliada.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Petrobras iniciará venda de diesel verde em São Paulo no próximo mês

Combustível tem parcela de matéria-prima renovável

Política

Prefeitos tiram dúvidas sobre emissão de certidão para aquisição de créditos

Encontro reuniu 120 gestores municipais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo