X
Cuidados

Pandemia: IFMS adota medidas de prevenção ao coronavírus nos campi

Material do Ministério da Saúde está disponível para ajudar na prevenção à doença. Ações seguem orientações do Ministério da Educação (MEC).

Dispensers de álcool em gel foram disponibilizados a estudantes e servidores de Campo Grande - Foto: Alessandro Ribeiro

Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começaram a adotar medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). As ações seguem as orientações do Ministério da Educação e estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde. Não há recomendação para que as aulas sejam suspensas.

O Campus Campo Grande disponibilizou álcool em gel a estudantes e servidores nos corredores dos blocos e afixou orientações nos murais. O enfermeiro da unidade fará um trabalho de orientação em sala de aula.

Em Corumbá, materiais informativos estão afixados nos murais e banheiros, e os estudantes foram orientados sobre a importância de se manter hábitos de higiene. Um suporte com álcool em gel foi disponibilizado a alunos e servidores.

No Campus Coxim, frascos de álcool em gel foram distribuídos nos setores e informações do Ministério da Saúde estão disponibilizadas em mural. Estão previstas visitas em sala de aula para repasse de orientações aos estudantes.

O enfermeiro do Campus Dourados fará visitas às salas de aula para orientar os estudantes sobre como evitar a doença. Nos murais, é possível conferir as medidas de prevenção do Ministério da Saúde.

No Campus Jardim, será disponibilizado álcool em gel a estudantes e servidores. Entre as orientações repassadas nas salas de aula estão lavar as mãos com frequências e não compartilhar a bomba de tereré.

Em Naviraí, informações para prevenção ao coronavírus foram afixadas em mural e estão sendo compartilhadas com servidores e funcionários terceirizados por e-mail e redes sociais. Vídeos do Ministério da Saúde são exibidos no monitor, e dispensers de álcool em gel foram colocados à disposição da comunidade.

O Campus Nova Andradina adotou como medidas preventivas compartilhar vídeos nas redes sociais e disponibilizar álcool em gel em todas as unidades ondem ocorrem atividades do IFMS. A equipe de enfermagem iniciou uma ação nas salas de aula para repassar informações sobre higiene e comportamento saudável. Estudantes com gripe estão sendo monitorados.

A enfermeira do Campus Ponta Porã tem feito visitas a salas de aulas e setores para repassar instruções a estudantes e servidores. Além disso, o mural e o monitor no hall de entrada da unidade divulgam medidas preventivas à comunidade.

Em Três Lagoas, os assistentes de alunos orientam sobre hábitos de higiene, utilização álcool em gel e cuidados como o não compartilhamento do tereré. A recomendação é que as salas de aula fiquem com as janelas abertas.

Estratégia - Para alinhar as ações de prevenção ao coronavírus nos dez campi e reitoria, a reitora, Elaine Cassiano, convocou uma reunião por videoconferência com gestores e enfermeiros para esta sexta-feira, 13.

Na ocasião, serão repassadas informações que a reitora irá trazer da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que termina nesta quinta-feira, 12, em Brasília (DF).

Em nota publicada no início da tarde, o Conif informou que fará parte do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), responsável por avaliar os impactos e medidas que serão adotadas nas próximas semanas referentes a possíveis mudanças na rotina das instituições de ensino federais.

O colegiado orienta que as instituições da Rede Federal observem a situação dentro do estado e município, a fim de atualizar o Comitê Nacional sobre a evolução da doença.

Por fim, a nota informa que todas as reuniões do Conselho estão suspensas, como medida de preservação da saúde e integridade dos servidores da Rede Federal.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Prazo para empresas entregarem relatório salarial termina nesta quinta

O documento deve ser enviado pelo Portal Emprega Brasil do MTE

Oportunidade

Funtrab começa semana com quase 4 mil vagas de emprego em MS

As oportunidades estão disponíveis em várias cidades do Estado

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo