X

Papa participa da Via Sacra e lembra mortos do incêndio de boate em Santa Maria

Francisco discursou sobre o sentido da cruz e desafiou os jovens a refletirem sobre que tipo de pessoa querem ser

Papa pediu oração pelos jovens mortos durante incêndio da boate Kiss / Sergio Moraes / Reuters

O papa Francisco encerrou sua agenda nesta sexta-feira (26) ao participar da encenação da Via Sacra e discursar sobre o sentido da cruz durante evento da Jornada Mundial da Juventude . O pontífide pediu oração pelos jovens mortos durante incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando morreram 442 jovens em janeiro deste ano.
"Jesus se une ao sofrimento das vítimas da violência que já não podem gritar, sobretudo aos indefesos. Jesus se une às famílias que se encontram em dificuldade pela perda trágica de seus filhos. Jesus encontra os jovens vítimas no incêndio de Santa Maria, no princípio deste ano. Rezamos por eles", disse o papa, que fez uma pausa e foi aplaudido.
Em seu discurso aos peregrinos na praia de Copacabana, o papa fez referência ao primeiro nome dado ao Brasil, 'Terra de Santa Cruz'. "A cruz de Cristo foi plantada não só na praia, há mais de cinco séculos, mas também na história, no coração e na vida do povo brasileiro e muitos outros povos. O Cristo sofredor, o sentimos próximo, como um de nós que compartilha o nosso caminho até o final. Não há cruz, pequena ou grande, da nossa vida que o Senhor não compartilhe conosco", disse o papa.
Francisco lembrou que, na cruz, Jesus se une às mais diversas vítimas de violência, intolerância e desigualdade. "Jesus se une a quem é perseguido por sua religião, por suas ideias ou simplesmente por sua cor da pele. Jesus se une aos jovens que perderam a confiança em suas instituições políticas por causa da corrupção e do egoísmo".
Francisco perguntou aos jovens brasileiros sobre o que eles deixaram ao tocar na Cruz Peregrina, que esteve no País por dois anos, e o que a cruz deixou neles. Por fim, disse que a cruz convida os homens a saírem de si mesmos e ir ao encontro dos necessitados.
Depois de rezar a oração do Pai-Nosso em latim, o pontífice concluiu a cerimônia de via-crúcis. O papa Francisco foi bastante aplaudido pelos milhares de fiéis em Copacabana.
Após a fala do papa, a programação da jornada continuou com shows e os apresentadores pediram que o público continuasse para evitar transtornos na saída de Copacabana.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Não estava ferida

Jaguatirica é resgatada no quintal de residência em MS

Animal foi devolvido à natureza após ser capturado sem ferimentos

Custódia

Defensoria aponta que denúncias de tortura aparecem em 42 comarcas de MS

Denúncias apareceram durante a realização de audiências de custódia

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo