X

Para a boa saúde dos olhos acrescente frutas e verduras à ceia de natal

Se um dos seus desejos para o ano novo é poder manter uma boa saúde dos olhos e enxergar melhor, você deve acrescentar à ceia de natal - e às refeições de forma geral - frutas coloridas e vegetais de folhas verdes. Um estudo recente da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, indica que esses alimentos podem afetar o desempenho visual e prevenir doenças oculares associadas ao envelhecimento.


Em artigo publicado este mês da revista científica Journal of Food Science, os especialistas destacam que esses alimentos contêm substâncias chamadas carotenoides, incluindo luteína e zeaxantina - encontrados principalmente na couve e no espinafre -, que cumprem um importante papel na visão, tendo impacto positivo na retina. De acordo com os autores, esses dois componentes podem ajudar a reduzir a incapacidade e o desconforto causado pelo "clarão", aumenta o contraste, reduz os tempos de recuperação ao "fotoestresse" e podem aumentar o alcance da visão.


Os pesquisadores chegaram a essas conclusões após a revisão de múltiplos estudos sobre os efeitos da luteína e da zeaxantina no desempenho visual. Entre esses trabalhos, os autores destacam um realizado em 2008 que sugere que esses pigmentos protegem a retina e o cristalino e podem "até ajudar a prevenir doenças oculares associadas ao envelhecimento, como degeneração macular e catarata".


De acordo com os especialistas, cerca de 600 carotenoides podem ser identificados na natureza, mas apenas uma pequena fração é absorvida pelas pessoas. E, dos 20 carotenoides encontrados no sangue humano, apenas a luteína e a zeaxantina estão presentes no sistema visual, o que sugere um papel muito importante desses pigmentos para a saúde dos olhos. / Journal of Food Science. Dezembro de 2009.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

PRF lança operação nacional para reforçar segurança nas rodovias

Diretor do órgão quer autorização para contratar aprovados em concurso

Saúde

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024

Aumento representa um quadro preocupante de saúde pública

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo