X

Pesquisa avança na prevenção de infecções hospitalares

Uma equipe de cientistas definiu uma estratégia para rastrear a evolução genética e a transmissão de um estafilococo resistente a antibióticos (Staphylococcus aureus resistente à meticilina ou SARM, também conhecido pela sigla inglesa de MRSA, para Methicillin-resistant Staphylococcus aureus), responsável pela maioria das infecções hospitalares, segundo trabalhos publicados na quinta-feira (21).

Os cientistas recorreram a novas tecnologias de decodificação do genoma deste patógeno, para comparar cepas isoladas em diferentes enfermos hospitalizados e determinar de forma extremamente precisa seu parentesco genético e como se transmitem.

Também puderam reconstituir as transmissões intercontinentais das diferentes cepas do SARM e remontar a sua origem, provavelmente na Europa, nos anos 60.

"Quisemos testar nosso método para ver se permitia rastrear a propagação da infecção em diferentes cepas de SARM de um continente a outro", explicou Simon Harris, do instituto britânico Wellcome Trust Sanger e coautor do estudo que terá seus resultados publicados na revista americana "Science" na edição de 22 de janeiro.

Uma das cepas de SARM, objeto de estudo, sofria mutação a cada seis semanas, precisaram.

Para o trabalho, os cientistas decodificaram o genoma do SARM de mostras reunidas de hospitais na América do Norte e do Sul, Europa, Austrália e Ásia, durante os últimos 30 anos.

A proporção de infecções hospitalares provocadas por SARM passou de 2% em 1974 a 22% em 1995; e a 63% em 2004. Atualmente, 20% das pessoas infectadas morrem a cada ano. / matéria publicada na Folha Online

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Exportação de café brasileiro bate recordes no melhor junho em 34 anos

Só em junho, foram 3,5 milhões, maior volume no mês desde 1990. Receita cambial dos últimos 12 meses também é a maior em 34 anos

Obras

Novo cartão postal de Nioaque: Iniciada revitalização da Praça Central

Obra será concluída ainda em 2024

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo