X

Pesquisa IBOPE revela perfil do novo homem brasileiro

O IBOPE Mídia apresentou nesta quarta-feira (03), um estudo inédito sobre o comportamento e os hábitos do homem do século XXI. Uma das principais reflexões aponta que o dia-a-dia da família é considerado importante para o novo homem. Eles afirmam participar ativamente da educação dos filhos e declaram que, se possível, deixariam de trabalhar para dedicar-se exclusivamente à família


Neo de Matrix: Representa as habilidades do homem atual: é flexível, disciplinado, criativo, tolerante e, principalmente, humano. É capaz de assumir seu medo e de trabalhar em equipe. Reinventa-se para adaptar-se às mudanças e ao futuro "O Super-homem já não é mais o modelo de herói masculino. Atualmente, os homens tendem a admirar e desenvolver uma personalidade mais flexível como a do personagem Neo, do filme Matrix", afirma a diretora do IBPOE Dora Câmara.


A análise foi desenvolvida a partir de estudos regulares do IBOPE Mídia e de uma pesquisa especial chamada Novo Homem (na qual foram ouvidos 3 mil homens com 18 anos ou mais), em onze regiões metropolitanas do país (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).


Saúde, bem-estar e vaidade
O novo homem procura manter uma alimentação saudável, porém, não se importa com o conteúdo nutricional dos alimentos nem opta por produtos light/diet.


No geral, os homens estão muito satisfeitos com a aparência, consideram importante manterem-se jovens e a maioria pagaria qualquer preço pela sua saúde. Apesar disso, um terço é fumante regular, principalmente os solteiros.


Atualmente, 56% deles afirmam usar algum produto para cabelo, corpo ou rosto e 23% estão dispostos a fazer cirurgia plástica.


Satisfação com a vida
O grau de satisfação masculina é bastante alto: 95% consideram-se felizes e 59% estão satisfeitos com seu estilo de vida. Se pudessem, 72% gostariam de mudar algo em sua vida. A pesquisa mostra que o novo homem tem sede de mudança, mesmo satisfeito com seu estilo de vida. Ele sabe onde quer chegar, é ambicioso no trabalho, mas faz questão de participar do dia-a-dia da família. Embora o novo homem apresente traços de conservadorismo, ele está em constante evolução.


O estudo comprova que os homens têm uma postura conservadora em relação aos seus valores: 21% concordam que o lugar da mulher é dentro de casa. Entretanto, 72% afirmam ser a favor do divórcio.


Paternidade e família
No Brasil, 76% dos homens casados são pais. Embora a percepção do impacto do tempo seja distinta entre homens e mulheres, 47% dos pais que trabalham afirmam ter dificuldade em conciliar trabalho, paternidade e casamento.


Mais da metade dos pais concorda que são capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos. O novo homem é companheiro e afirma que sua parceira pode contar com ele em qualquer situação (93%). Já entre as mulheres, essa opinião é menos otimista.


Mineiros são os mais satisfeitos com a vida sexual
Em relação à vida sexual, 97% dos mineiros declaram-se satisfeitos, ante 94% dos homens dos demais estados do país. Um dado curioso aponta que 12% afirmam já ter usado remédio para disfunção erétil - em Recife, o número sobe para 28%.


Trabalho: novo homem considera-se mais preparado para lidar com mulher mais bem-sucedida do que ele


O trabalho é considerado uma carreira para mais da metade dos homens e muitos deles querem atingir o topo mais alto dessa carreira. Para 57% dos homens que trabalham, o dinheiro é a melhor medida do sucesso. Eles aproveitam quando surgem novas oportunidades e 52% declaram que estão dispostos a sacrificar o tempo com a família para progredir profissionalmente.


Embora as mulheres estejam em plena ascensão profissional, 57% dos cargos de direção e gerência são ocupados por homens e, enquanto metade do público feminino concorda que ambos têm as mesmas oportunidades profissionais, mais de 80% dos homens partilha dessa opinião. O novo homem considera-se preparado para lidar com mulheres mais bem-sucedidas do que ele.


Comportamento
De acordo com a pesquisa do IBOPE Mídia, 12% dos homens de 25 anos ou mais moram sozinhos e, mesmo sendo independentes financeiramente, 61% deles afirmam preferir morar com os pais. Para o novo homem, o interesse pela cozinha ganhou importância nos últimos anos, especialmente entre os porto-alegrenses e entre quem tem mais de 40 anos. Essa importância é ilustrada na realização de atividades cotidianas como fazer compras no mercado (60%) e executar tarefas domésticas (70%).


Casados e solteiros no Brasil
Entre os homens brasileiros, 44% são casados. Curitiba é a cidade onde há a maior parcela de homens envolvidos em uma união estável (48%), enquanto Salvador é a cidade onde há a menor parcela (29%).


Praticamente 40% das brasileiras casadas têm até 34 anos. Entre os homens este número é 31%. Além disso, há mais homens solteiros no país (50%) do que mulheres solteiras (42%).


Consumo: novo homem planeja mais que a mulher na hora de comprar, mas mas gasta mais


Embora o novo homem faça algumas compras da casa sozinho, ele não dispensa a opinião feminina. Eles são mais planejados do que as mulheres e são fiéis às marcas que gostam.


O novo homem é cauteloso, mas o preço não é um fator determinante, já que ele valoriza produtos de qualidade e prefere marcas refinadas. Esses homens vão menos às compras, porém, quando vão, gastam mais. A média de gasto mensal com cartão de crédito é de R$ 482. Eles costumam gastar em compras pessoais cerca de 15% mais do que as mulheres.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Receita recebe quase 14 milhões de declarações do IR em um mês

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio

Educação

IFMS oferece vagas remanescentes em curso preparatório gratuito

Vagas são destinadas para ingresso no ensino técnico

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo