A Polícia Federal está montando uma operação para cumprir a reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana. Entretanto, a PF pediu apoio da Justiça Federal por não ter efetivo o suficiente para o cumprimento do pedido.
Segundo o advogado do proprietário da Fazenda Esperança, Niutom Chaves Júnior, a PF informou que enviou um ofício ao juiz federal Renato Toniasso solicitando apoio de outras forças policiais e do Exército Brasileiro.
O pedido de cumprimento foi emitido pela própria Justiça Federal, na manhã de segunda-feira (1°). O ofício determinava que a PF organizasse uma operação policial para retirar os índios da Fazenda Esperança, ocupada pelos terenas desde 31 de maio.
A medida atende ao pedido do advogado. Ele oficializou na Justiça o pedido para que a Polícia Federal faça cumprir a reintegração de posse da área. O prazo para o cumprimento da reintegração expirou na quinta-feira (27). Mas, até agora a reintegração não ocorreu.
Os terenas disseram que vão continuar na terra. ?Não vamos sair, esta área é nossa. Já foi comprovado que é nossa e vamos resistir?, disse o cacique Isaías.