No inverno, as clínicas pediátricas ficam lotadas de pequenos pacientes que costumam apresentar os mesmos sintomas: coriza, obstrução nasal, tosse, falta de ar, falta de apetite, dor no corpo, mal-estar geral, diarréia e vômito. Sem saber qual doença exata acomete seus filhos, as mães geralmente saem do consultório ainda mais confusas com o diagnóstico. "É uma virose", diz o médico. Mas o que isso significa?
Virose é o nome dado a qualquer infecção causada por vírus, ou seja, pode ser tanto um resfriado comum como uma catapora, sarampo, varíola e até AIDS. Existem muitos tipos de vírus que causam diversas infecções e, como a maioria não tem tratamento específico, um diagnóstico generalizado acaba sendo suficiente, pois não interfere no tratamento.
As viroses respiratórias são as mais comuns, causadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR), o rinovírus, o adenovírus, o parainfluenza e influenza. A gripe, causada pelo vírus influenza, muitas vezes é confundida com outras infecções respiratórias ou mesmo com dengue, rinites ou sinusites alérgicas. Mas o influenza é muito mais agressivo que os causadores do resfriado comum, pois provoca sintomas mais fortes, deixando o paciente "derrubado" em poucas horas e causando febre alta.
O vírus é transmitido pelo contato com outras pessoas via tosse, espirro e até a própria fala, ou objetos contaminados. As crianças são geralmente as mais afetadas, pois ainda não possuem o sistema imunológico completamente formado. As viroses - exceto o influenza - duram em torno de uma semana e não há medicamentos específicos para a cura. O tratamento é feito à base de repouso, medicamentos sintomáticos e ingestão de líquidos.
Já a gripe (influenza) é mais preocupante devido à sua associação com complicações graves como pneumonias e otites. Mas esta é a única que tem prevenção e tratamento, através do uso de vacina e medicamento antiviral específico, o fosfato de oseltamivir (nome comercial Tamiflu) que age diretamente sobre o vírus influenza, inibindo a sua disseminação pelo organismo e bloqueando a infecção.
Economia
Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões
Polícia
A Polícia Civil alerta para que a população desconfie de contatos que pedem dados pessoais ou bancários
Voltar ao topo