Movimentar-se com a ajuda dos exercÃcios com pesos traz vários benefÃcios: melhora da capacidade funcional para realizar as atividades mais simples da vida diária, melhora do controle da glicemia, aumento da densidade mineral óssea e da massa muscular
Envelhecer com saúde é o sonho de todas as pessoas. Quem já chegou à terceira idade também tem o desejo de manter-se bem ou de melhorar sua condição fÃsica - sempre se respeitando, obviamente, os limites que a idade impõe a qualquer ser humano.
O fisiologista Vagner Raso, um estudioso que busca a promoção de atividades fÃsicas que permitam aos idosos a melhora de suas condições fÃsicas e psicológicas, realizou um amplo estudo com idosos de ambos os sexos para verificar a influência da prática de exercÃcios com pesos na saúde deles. O resultado de alguns anos de trabalho transformou-se no livro Envelhecimento Saudável: Manual de ExercÃcios com Pesos que é prefaciado por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
"à importante salientar que a busca do envelhecimento saudável depende muito menos de recursos financeiros elevados e de complexas fórmulas farmacêuticas do que as pessoas imaginam", comenta Raso. Para ele, tanto um idoso com a situação sócioeconômica privilegiada quanto aquele que não dispõe de muitos recursos financeiros possuem as mesmas chances de envelhecer com saúde. "Além da ingestão moderada de álcool, a não adesão ao tabagismo, as visitas periódicas ao médico, uma boa qualidade de sono e um bom relacionamento interpessoal (amigos, comunidade, famÃlia) associados, principalmente, com a ingestão regular de alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes, fibras, restrição de gordura e de alimentos à base de farinha refinada, açúcar), a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo contribuem significativamente para isso", explica.
Ele informa que o estilo de vida tem o poder de explicar cerca de 65% da capacidade de o indivÃduo idoso realizar eficientemente as atividades mais simples da vida diária (como comer, banhar-se, vestir-se). "Embora esse valor diminua para o indivÃduo acima de 80 anos, o estilo de vida continua representando metade de toda a influência na saúde, isto é, 50%".