16 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->

Procedimentos emergenciais para quem passar mal com o abuso de álcool e drogas

24 DEZ 2007 - 11h30min
uol

Não existe um padrão científico sobre o que seja beber moderadamente, é sempre adequado evitar a intoxicação.


"As pessoas apresentam diferentes reações às mesmas quantidades de bebidas ingeridas, variando de acordo com o gênero, idade, peso corporal, nível de tolerância, aspectos genéticos, aspectos psicológicos, associações com outras substâncias, dentre outros fatores" Infelizmente, nesta época do ano, são muitas as entradas em serviços de emergências médicas por problemas relacionados ao consumo inadequado de álcool e outras drogas. Segundo alguns estudos, durante os feriados a procura por serviços de emergências médicas devido às negativas repercussões relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas aumenta.


Como regra geral, não existe qualquer nível seguro estabelecido para o consumo de qualquer substância psicoativa.


Em relação ao álcool, em anos recentes, tem havido grande atenção científica e clínica em torno do chamado "beber moderado". Apesar deste esforço, não há definição universalmente aceita sobre o que deve ser uma "moderação" em relação ao consumo de álcool. Para alguns o "beber moderado" significa o consumo que não provoca intoxicação; para outros, corresponde ao consumo não prejudicial pessoal e socialmente. No entanto, a relativamente baixa acurácia científica na definição do "beber moderado" torna difícil qualquer estimativa de uma quantidade de bebida alcóolica considerada segura.


Além disso, deve-se sempre considerar que as pessoas apresentam diferentes reações às mesmas quantidades de bebidas ingeridas, variando de acordo com o gênero, idade, peso corporal, nível de tolerância, aspectos genéticos, aspectos psicológicos, associações com outras substâncias, dentre outros fatores.


Em relação às bebidas alcóolicas, um adequado conselho ao público que pretende beber nas festas deve sempre considerar as diferenças individuais e os fatores situacionais e pode incluir o seguinte:


a) É sempre adequado evitar a intoxicação;


b) A abstinência de álcool é a única escolha segura em situações que representam risco de acidentes;


c) A abstinência é a melhor escolha durante a gestação;


d) A abstinência é, seguramente, a única escolha para aqueles que sofrem de alguma doença que é agravada pelo consumo de bebidas alcóolicas (por exemplo, depressão, hipertensão arterial, doenças hepáticas e gástricas);


e) A evitação de qualquer contato com bebidas alcóolicas é uma decisão inteligente e saudável para aqueles que sabidamente apresentam problemas com o consumo de álcool e outras drogas (alcoolistas, usuários e dependentes de cocaína /crack);


f) Os indivíduos que pretendem beber alegando que as bebidas alcóolicas protegem o coração devem estar cientes de que nesta época do ano parece haver um risco maior para infartos cardíacos, os quais estão relacionados a múltiplos fatores e, dentre os quais, ao consumo inadequado de bebidas alcóolicas.


Caso estejamos diante de um parente ou amigo que manifeste sintomas de intoxicação alcóolica (fala pastosa, marcha instável, comportamento agressivo ou inadequado, prejuízo da crítica, vômitos), devemos levá-lo a um serviço de urgências médicas para ser adequadamente tratado. Infelizmente, muitas das conseqüências indesejáveis da intoxicação alcóolica poderão ser evitadas com esta atitude.


No entanto, vale uma ressalva: os pronto-socorros nesta época costumam trabalhar em regime de plantão, o que pode significar menos pessoal qualificado de prontidão; além disso, como foi dito no início deste texto, existe a chance de aumento de pacientes intoxicados por álcool e outras drogas procurando estes serviços de urgência médica. Logo, vale a pena evitar os excessos e curtir a festa apreciando seu próprio comportamento e dos seus amigos e parentes.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia fecha boca de fumo e encontra droga na calcinha de traficante em Aquidauana

2
Aquidauana

Bolsa Família itinerante inicia atendimento em Aquidauana

3
Aquidauana

Idosos de 78 e 88 anos são novas vítimas do coronavírus em Aquidauana

4
Aquidauana

Estilo rústico de Lucimeire e Fabiano se fez presente até no ensaio de revelação do bebê

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Valdemir Gomes

Sei...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Particulares

Center Informática

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 725 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3159 / Fax
Pousadas

Fazenda Barranco Alto

Rio Negro, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67)9986-0373 www.fazendabarrancoalto.com.br
Restaurantes

Pizza 10

Rua Deodoro Rondon, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1010/2911
Ver Mais
Supermercado Seriema 16/01/2021
Fale com a redação