24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui

Projeto de arborização vai ser implantado em Aquidauana

13 FEV 2009 - 09h55min
agência de comunicação social do governo municipal

A gerência de Produção e Meio Ambiente do município de Aquidauana elaborou e encaminhou ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB),  projeto intitulado "Aquidauana Verde". Objetiva realizar um processo de arborização e re-arborização das ruas e avenidas da cidade.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Setembro_Promocional_09

Conforme informam a bióloga Doraci Turkewicz e o geógrafo José Ferreira Miranda, da Gerência de Produção e Meio Ambiente, a arborização exerce vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos, propiciando bem estar psicológico ao homem, sombra para pedestres e veículos, redução da poluição sonora, proteção e direcionamento do vento, melhoria na qualidade do ar, redução da amplitude térmica, abrigo para pássaros e equilíbrio estético que ameniza a diferença entre a escala humana e outros componentes da cidade.
 
"O conjunto de árvores da cidade tem também a função de conservar geneticamente a flora nativa, e proporcionar alimento e abrigo para algumas espécies de animais, sobretudo, aves", diz a bióloga Doraci, ressaltando a importância da arborização nestes  tempos em que o aquecimento global é uma das grandes preocupações.


Tendo em vista estes fatores eles  começaram a desenvolver o projeto. O primeiro plantio será  na Praça dos Estudantes (próximo ao ponto de táxi), atendendo a solicitação dos taxistas que ficam expostos ao Sol. Posteriormente o trabalho se estenderá  a Rua Estevão Alves Corrêa, em frente ao "Shopping Barrakech", e ao Conjunto Habitacional Jardim São Francisco. Finalmente chegará a outros locais que necessitem de arborização.


Os técnicos da Gerência relatam que para realizar o projeto de arborização e re-arborização da cidade de forma planejada, é necessário adotar uma série de critérios, como a variedade de espécies, a resistência a pragas e doenças, velocidade de desenvolvimento da planta, a não produção de frutos grandes, a necessidade das árvores terem lenho resistente, as copas das árvores terem tamanhos adequados, sistema radicular profundo, dentre outros.


Quanto à variedade de espécies, os técnicos lembram que em Aquidauana cerca de 80% das árvores  são oitis (Licania tomentosa), e  que a recomendação é que na composição da arborização das ruas de uma cidade, as populações individuais por espécies não ultrapassem 10 ou 15% da população total, percentual este que já foi ultrapassado há muito tempo na região. Tendo em vista este fato, o plantio de outras espécies será priorizado.


O projeto "Aquidauana Verde" será iniciado no mês de março e contará com a parceria da UFMS e da UEMS, através dos alunos dos cursos de Biologia, Geografia, Agronomia e Engenharia Florestal.


Agência de Comunicação Social do Governo Municipal

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

De tanto flagrar sucuri no rio, nem a de tamanho gigante assusta Rodrigo

2
Anastácio

Vítima de doença rara, aquidauanense morre após diagnósticos errados

3
Policial

Em boca de fumo, irmãos são esfaqueados e um deles morre em hospital

4
Charges

Luto

Informe Publicitário

Alerta Procon

Na internet, empresa falsa vende produtos de saúde que nem existem

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Eliane Apda de B. M. Leal - Oftalmologista

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2558
Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Dr. Cândido Pinheiro Filho

R. Duque de Caxias, s/nº Bairro: Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3704 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo