X

Proprietários deixam a Fazenda Esperança, em Aquidauana, após ocupação de índios

Do alto, a movimentação é acompanhada por um helicóptero conduzido por homens do exército

Jorge Luís, da Aldeia Ipegue, durante ritual de batismo da 'Aldeia Esperança' / Midiamax / Rádio Sua Alternativa / Jorge Luiz

Os proprietários da fazenda Esperança, em Aquidauana, deixaram a propriedade por volta das 10h45 de sábado (1°) após autorização dos indígenas terenas que ocuparam o local desde a última sexta-feira (30). Nilton Carvalho da Silva, a esposa e os dois filhos deixaram o local acompanhados de policiais do 7º Batalhão de Policia Militar de Aquidauana.

Assim que os donos da Fazenda Esperança saíram, os terenas realizaram uma reunião e batizaram o local de ?Aldeia Esperança?. ?Os indígenas retomaram todas as dependências e chamam o local agora de Aldeia Esperança. Assim que o proprietário saiu, disseram que independente do que ocorrer não vão sair de lá. Eles inflamaram certa revolta pelo que ocorreu na Fazenda Buriti, com a morte de um deles e ainda temem violência por parte da Polícia Federal, mas disseram que isso foi a gota d´água para garantir de vez os seus direitos?, afirma Jorge Luís, da Aldeia Ipegue.

De acordo com Jorge, a todo momento aumenta o fluxo de carros e ônibus que levam mais indígenas para a região. Segundo a Rádio Indígena Alternativa, que funciona na região, dobrou o número de ocupantes desde então e eles já preparam o terreno para o plantio.

No início da tarde de sábado, também foi para o local o advogado Luiz Henrique Elhoy. Caciques permaneceram em reuniões no Tribunal de Justiça, em Campo Grande. ?Desde a madrugada de sexta-feira, quando os índios foram para a região, decidi acompanhar para ver se seria uma posse tranquila, o que ocorreu. Agora explico a eles cada passo judicial, até mesmo uma possível reintegração de posse por parte do fazendeiro?, comentou o advogado à imprensa.

Do alto, a movimentação é acompanhada por um helicóptero conduzido por homens do exército. ?Eles sobrevoaram a área bem baixo, achamos até que em certo momento iriam pousar?, finalizou o radialista Jorge.

(Com informações do Jornal Midiamax)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Geral

Bombeiros socorrem ciclista ferido após queda em Corumbá

Homem de 53 anos teve fratura e escoriações após acidente na Popular Velha

Polícia

PRF apreende 1,3 tonelada de maconha após perseguição em Campo Grande

Dois homens foram presos após colisões e capotamento de veículos usados no transporte da droga

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo